Carregando Eventos

« Todos Eventos

• Este evento já passou.

Equidade racial na composição do corpo docente da USP: diagnóstico e propostas

24 março 2023 às 08:30 - 13:00

Programação proposta – sujeita a confirmação:

8:30h – Abertura e boas-vindas:

Prof. Dr. Nuno M. M. S. Coelho – Diretor da FDRP.
Profa. Dra. Ana Lucia Duarte Lanna – Pró-Reitora da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento.
Prof. Dr. Camilo Zufelato – Presidente da Comissão de Inclusão e Pertencimento da FDRP.
Profa. Dra. Michele Schultz Ramos (EACH), Prof. Dr. Celso Eduardo Lins de Oliveira (FZEA), Profa. Dra. Annie Schmaltz Hsiou (FFCLRP) e Profa. Dra. Patricia Ferreira Monticelli (FFCLRP) – Dirigentes da ADUSP.
Dra. Marina dos Santos Martins Camargo, Presidente da Comissão da Igualdade Racial da 12ª Subseção da OAB-SP.

8:45-10h – Comunicações e debates:

Prof. Dr. Lucas Pereira de Melo – Docente da EERP-USP e representante do Grupo de Docentes Negros e Negras da USP: “Diagnóstico e propostas do Grupo de Docentes Negros e Negras da USP para minimizar os efeitos do racismo estrutural na USP, com enfoque fundamentalmente em ações voltadas para a(o)s professora(e)s”.

Dr. Danilo Martins Ortega, Defensor Público representante do NUDDIR (Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e da Igualdade Racial) da Defensoria Pública do Estado de São Paulo: “A Defensoria Pública e a Promoção da Equidade Racial no Acesso aos Cargos Públicos”.

Prof. Dr. Danilo Nunes, Pós-Doutorando em Direito pela FDRP/USP: “Panorama de Normas Federais, Estaduais e Municipais Brasileiras Para Promoção da Equidade Racial no Acesso aos Cargos Públicos”.

10-10:30h – Intervalo

10:30-12h – Comunicações e debates:

Prof. Dr. Ilzver de Matos Oliveira, Docente da Departamento de Direito da Universidade Federal de Sergipe: “Direito de resistência e desobediência civil pelas cotas raciais – uma proposta a partir das sete ferramentas de Ogum”.
Representante do NUEPEG/USP (Núcleo de Estudos e Práticas Esperança Garcia) e do Centro de Estudos sobre Direito e Desigualdades da FDRP: “Relato de Pesquisas da FDRP sobre a Iniquidade no Acesso aos Cargos Públicos no Brasil”.
Profa. Dra. Luciana de Oliveira Dias, Secretária de Inclusão da Universidade Federal de Goiás: “Quando ouvir e olhar podem excluir: repensando a estrutura das provas de concursos públicos para docentes”.

Participação online ou presencial no Anfiteatro da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto.

Acompanhe online o evento, no canal da FDRP no YouTube: bit.ly/YoutubeFDRP

Link para inscrição para participação presencial: bit.ly/402UAHd

Informações pelo e-mail: dirfdrp@usp.br, ou telefone: (16) 3315-4950.

Data:
24 março 2023