Carregando Eventos

• Este evento já passou.

Os 60 anos do golpe em foco no Cine Cidadania

13 março às 09:00 - 20 março às 09:00

“Maurina, o Outono Que Não acabou” será exibido dia 13/3, às 9h na FDRP.

No dia 31 de março, completam-se 60 anos do golpe civil-militar que culminou com a deposição do presidente João Goulart. O violento ato mergulhou o Brasil em uma ditadura por logos 21 anos. No decorrer desses tempos sombrios, ocorreram trágicas mortes de centenas de pessoas, marcando toda uma geração privada de seus direitos mais elementares.
Para reacender a memória sobre este período, o projeto Cine Cidadania, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – USP, promoverá uma série de apresentações do documentário “Maurina, o Outono Que Não acabou”, uma produção da Kauzare Filmes com direção Gabriel Mendeleh.
A obra, premiada no Festival de Sevilha no passado, foca o drama real da madre que dirigia o Lar Santana, no bairro Vila Tibério, Ribeirão Preto, em 1969, quando foi presa, torturada e extraditada para o México, pela Ditadura Militar.

O que é o Cine Cidadania?

O projeto, que tem apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, se propõe a debater temas que tangem a cidadania e os direitos humanos com a comunidade acadêmica e a sociedade em geral, mas em especial com os estudantes das escolas públicas de ensino médio.
A cada exibição uma escola parceira é convidada a participar. Os visitantes recebem transporte e alimentação no restaurante Universitário. As sessões são precedidas de uma conversa sobre o papel da Universidade Pública, como se dá o acesso e os programas que auxiliam na permanência dos estudantes economicamente menos favorecidos.
A iniciativa tem ainda o apoio de diversos setores da USP, em especial a Prefeitura do Campus.

No segundo semestre de 2023, um projeto piloto envolveu as escolas Cônego Barros e Guimarães Júnior chegando perto dos 500 visitantes. Este ano, o Cine Cidadania será ampliado e um edital está sendo lançado (confira no site da FDRP) para captação de nova escolas parceiras.

Com a participação curricular de 20 alunos de graduação da FDRP, a intenção é, em 2024, entrar em uma segunda parte do projeto, estimulando os visitantes a produzirem textos, podcasts, vídeos e outras formas de expressão sobre os temas dos filmes e debates. E está em fase final de montagem um site para ancorar essas produções e outras iniciativas ligadas à Cidadania e Direitos Humanos da FDRP.
O documentário “Maurina, o Outono Que Não acabou” será inicialmente apresentado no dia 13/3, às 9h, no Anfiteatro da FDRP. A atividade é aberta ao público e terá a presença do diretor da obra, Gabriel Mendeleh, para o debate após a exibição.

Nova apresentação está marcada para o dia 20/3, no mesmo horário e local.

O projeto Cine Cidadania é supervisionado pelo professor Nuno Coelho, diretor da FDRP, e coordenado pelo jornalista Luís Ribeiro. Mais informações pelo telefone/WhatsApp (16) 3315.8819 ou pelo e-mail cidadaniafdrp@usp.br

13 março às 09:00
Final: