• Este evento já passou.

I Seminário da FDRP-USP Sobre Reescritas de Decisões Judiciais em Perspectivas Feministas

28 agosto 2023 às 09:00 - 29 agosto 2023 às 18:00

OBJETIVOS: Organizado por discentes do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP-USP), o evento promoverá a discussão e a análise de decisões judiciais que foram reescritas a partir das teorias jurídicas críticas feministas, com o objetivo de avaliar os efeitos da utilização dessas perspectivas na construção da racionalidade jurídica.

PÚBLICO-ALVO: Estudantes de graduação, pós-graduação, ativistas e profissionais com interesse em temas e debates sobre direito e desigualdades.

TEMÁTICAS:

• Violência obstétrica
  • Feminicídio e a legítima defesa
  • Direitos sexuais e reprodutivos das pessoas com deficiência
  • Indígena, campesino e refugiados
  • Direito à alimentação
  • Violência de gênero contra mulheres trans

TIPOS DE ATIVIDADES:

Palestra: exposição oral referente às temáticas

Debate: análise das decisões judiciais

Lançamento de livros

Modalidade do evento: híbrido. No formato presencial, será no prédio da FDRP-USP. No formato virtual, ele será transmitido pelo canal do YouTube da FDRP.

PROGRAMAÇÃO:

28/08 – SEGUNDA

29/08 – TERÇA

MANHÃ

9h – Abertura

9h30 – Reescrita de decisões judiciais em perspectivas feministas como modelo de estudo sócio-jurídico crítico.

Profa. Fabiana Cristina Severi (FDRP-USP)

10h15 às 11h15 – A reescrita como ativismo: aproximações entre a tradução e o direito.

Profa. Alessandra Ramos de Oliveira Harden (UnB)

APRESENTAÇÕES GRUPOS 3 E 4

9h às 10h – GRUPO 3

O exercício dos direitos sexuais e reprodutivos das pessoas com deficiência e a reescrita de uma decisão limitante.

COMENTARISTAS: Andrea Cristina Zanetti (FDRP)

10h15 às 11h15 – Marco temporal e remarcação de terras indígenas. A reescrita da decisão que concedeu tutela provisória no RE 1017365 TPI / SC, sob a perspectiva feminista.

COMENTARISTAS: Priscilla Cardoso Rodrigues (UFRR)

APRESENTAÇÕES GRUPOS 1 E 2

14h às 15h – A violência é na mulher: a palavra da vítima como referência para a análise da violência obstétrica.

COMENTARISTAS:

Beatriz Carvalho Nogueira (FGV SP)

Larissa Brito de Souza (OAB RP)

15h15 às 16h15 –  A inconstitucionalidade da tese da legítima defesa da honra: reescrevendo a ADPF 779.

COMENTARISTAS: Teresa Cabral Santana (TJSP)

Welington Oliveira de Souza dos Anjos Costa (USP)

APRESENTAÇÕES GRUPOS 5 E 6

14h às 15h – A reescrita da SL 1360 MC/RJ: o exercício da discricionariedade entre o Direito à Alimentação e o risco à ordem e economia públicas na pós-pandemia sob a perspectiva feminista.

COMENTARISTAS:

Profa. Flávia Trentini (FDRP-USP)

15h às 16h – Os meros aborrecimentos da transexualidade: reescrevendo uma decisão judicial que julgou pedido indenizatório em caso de transfobia.

COMENTARISTAS:

Profa. Ana Gabriela Mendes Braga (UNESP)

16hs 30 às 18hs – Mulheres, dinheiro e (des)amores: orientações sobre violência doméstica patrimonial e econômica.

Com os autores do livro de mesmo título: Maria Cristina Cardoso Pereira (Universidade Federal de Jataí) e Luis Fernando Soares Zuin (FZEA-USP), Iara Pereira Ribeiro (FDRP), Maria Paula Bertran (FDRP).

NOITE

18h – LANÇAMENTO COLETIVO DE LIVROS

Apresentação e análise da produção bibliográfica em direito, gênero, sexualidade e direitos das mulheres no âmbito do Programa de mestrado da FDRP.

28 agosto 2023 às 09:00
Final: