PROGRAMAÇÃO
primeiro dia: 23.04.2015
08h as 08h20 – CREDENCIAMENTO
08h20 as 08h30 – ABERTURA
08h30 as 10h – painel GOVERNANÇA
- Governança, risco e compliance: do público ao privado e do privado ao úblico (Ms. Lucas Ponte Campos – mestre USP)
- Governança: de empresa familiar ao Novo Mercado (Dr. Elias Eduardo Rosa Georges – advogado da São Martinho S.A.)
- Estruturas de governança como instrumento de gestão de crise (Prof. Pedro Podboi Adachi – consultor de empresa familiar )
Presidente da mesa: Juliana Oliveira Domingues (FDRP/USP)
10h30 as 12h – painel GERENCIAMENTO DO RISCO
- O papel do advogado na mitigação de riscos (Prof .Dr. Eduardo Molan Gaban – consultor jurídico)
- Importância de compliance nas organizações privadas (Prof. Dr. Eduardo Saad -Diniz – FDRP/USP)
- Gestão de riscos e controles internos (José Rezende – sócio da PwC)
Presidente da Mesa: Jonathan Hernandes Marcantonio (FDRP/USP)
14h30 as 16h – painel GOVERNANÇA E COMPLIANCE
- Governança e compliance na experiência espanhola (Prof. Dr. Manuel Gomez Tomillo – Universidade d e Valladolid, Espanha)
- Tecnologia da informação em governança e compliance (Dr. Manuel Espinoza de lós Monteros de la Parra – Universidade de Freiburg, Alemanha)
- Processo penal empresarial? (Dominik Brodowski – Universidade de Tübingen, Alemanha)
Presidente da Mesa: Miguel Polaino -Orts (Sevilha , Espanha )
16h30 as 18h – painel GOVERNANÇA NO BRASIL
- Desafios da governança corporativa no Brasil (Roberto Faldini – IBGC)
- Depoimento – case Jumil
- Mecanismos de governança familiar: coesão, direcionamento estratégico e sucessão (Ana Paula Malvestio – sócia da PwC)
Presidente de Mesa: Leandro Cavalca Ruggiero (doutorando FDRP/USP)
18h as 19h30 – painel GOVERNANÇA E RESPONSABILIDADE
- Responsabilidade pena l empresarial e dos dirigentes (Drª Ana Luiza de Sá – consultora)
- Governança e prevenção de responsabilidade (Wanda de Mello Brandão Pires Coelho – consultora em governança)
- Responsabilidade nas investigações e problemas de cooperação internacional (Dr. Rafael Mendes Gomes – consultor)
Presidente da Mesa: Milton de Moraes Terra
19h30 – ENCERRAMENTO DO DIA
segundo dia: 24.04.2015
08h as 08h30 – ABERTURA
08h30 as 10h – painel COMPLIANCE
- A teoria do domínio do fato no âmbito empresarial? (Dr. Andrés Falcone – Universidade de Regensburg, Alemanha)
- A responsabilidade dos dirigentes pela posição na hierarquia da empresa – Responsabilidade pena l (Dr. João Daniel Rassi – consultor)
Presidente de mesa : (Ana Paula Malvestio – sócia da PwC)
10h – 10h30 apresentação de trabalhos do PROJETO IDEAS FOR ACTION (BANCO MUNDIAL)
- Intervenções na cadeia produtiva da cana de açúcar: como absorver o impacto social da mecanização (Isabela Palmer , Thaís Bialecki, Victória Laurentiz – FDRP/USP)
- Promovendo a inserção do negro no meio corporativo como alternativa ao histórico de racismo e marginalização da população negra no Brasil (Inara Firmino, Luiza Veronese , Maurício Buosi , Júlia Leit e – FDRP/USP)
10h30 as 12h – painel COMPLIANCE E CORRUPÇÃO
- Modelos de prevenção à lavagem de dinheiro e corrupção no ambiente empresarial (Prof. Dr. José Antonio Caro-John – PUC Lima, Peru)
- Criminal compliance e novas formas de imputação de risco no direito penal econômico (Prof. Dr. Miguel Polaino -Orts – Universidade de Sevilla, Espanha)
Presidente da mesa : Eduardo Saad -Diniz
(FDRP/USP)
12h – ENCERRAMENTO DO EVENTO
DATA
23 e 24 de abril de 2015
LOCAL
Anfiteatroda FDRP
Campus de Ribeirão Preto da USP – Universidade de São Paulo
Av. Bandeirantes , nº 3900 – Ribeirão Preto/SP
FDRP – Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
COORDENAÇÃO
Prof. Dr. Eduardo Saad-Diniz
Profª Drª Juliana Oliveira Domingues
Prof. Pedro Podboi Adachi
REALIZAÇÃO
FDRP/USP – Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
USP – Universidade de São Paulo
PATROCINADOR MASTER
PwC Brasil
PATROCINADORES E APOIADORES
IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa
Terra e Campos Advogados
Taiwan Hotel
iSata – Instituto de Sustentabilidade Administrativa, Treinamentos e Assessorias
Brazilian Center for Business Ethics and Corporate Liability
Societàs Consultoria
INSCRIÇÕES
Evento gratuito.
Para garantir a participação, é indispensável a inscrição prévia através do site: iSata. com.br ou pelo e-mail: relacionamento@isata.com.br.
Será entregue um exemplar do Caderno de Boas Práticas de Governança Corporativa do IBGC exclusivamente para as pessoas que fizeram suas inscrições.
A qualquer momento, se necessidade houver , poderão ocorrer alterações no programa , substituição de palestrantes ou até o cancelamento do evento.