• Este evento já passou.

Ciclo de Conferências – Perspectivas e Desafios da Advocacia

15 março às 19:00

A disciplina “Temas de Ética Prática”, no primeiro semestre de 2024, enfoca o tema “Perspectivas e Desafios da Advocacia”, explorando as complexidades e os novos horizontes que os profissionais do direito enfrentam em um mundo cada vez mais tecnológico e globalizado. Este curso inovador é projetado para imergir os alunos nas questões éticas contemporâneas enfrentadas pelos advogados, através de um ciclo de conferências ministradas por figuras notáveis e experientes do campo jurídico.

O ponto de partida é a aula inaugural com Dr. Luiz Flávio Borges D’Urso, ex-presidente da OAB-SP, destacando o “O desafio tecnológico impactando o Direito Penal”, uma temática de grande relevância considerando os avanços tecnológicos acelerados e seus impactos no âmbito penal. Esta conferência de abertura ocorrerá no dia 15 de março de 2024, às 19h, marcando o início do ciclo de conferências. As atividades serão realizadas no anfiteatro da FDRP, oferecendo um espaço propício para a troca de ideias e aprendizado.

A programação se enriquece com as contribuições da Dra. Patricia Vanzolini, Presidente da OAB-SP, e do Dr. Beto Simonetti, Presidente do Conselho Federal da OAB, cada um trazendo suas perspectivas únicas e insights valiosos sobre os desafios contemporâneos da advocacia. O ciclo de conferências contará também com a participação dos notáveis advogados Dr. Carlos Kauffmann, Dr. Carlos José Santos da Silva (Conselheiro Federal da OAB) e Dr. Adib Kassouf Sad (Vice-Presidente da CAASP).

As atividades da disciplina são agendadas para o período noturno, em datas que serão previamente divulgadas, facilitando a participação de profissionais e estudantes. Este arranjo proporciona uma oportunidade ímpar de aprendizado direto com líderes da área jurídica, permitindo uma troca rica de conhecimentos e experiências.

A avaliação dos alunos é realizada de forma integrada, considerando a assiduidade às conferências, a análise crítica dos debates por meio de relatórios e a elaboração de um ensaio ao final do semestre. Este ensaio deverá refletir sobre os temas discutidos, demonstrando compreensão aprofundada e capacidade de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. As regras específicas para a avaliação serão compartilhadas, garantindo que todos os participantes estejam bem informados sobre os critérios de avaliação e as expectativas acadêmicas.

Para participar, os alunos interessados devem requerer matrícula pelo formulário, cujo link segue abaixo, garantindo assim sua vaga nesta jornada de conhecimento e reflexão sobre a ética na advocacia moderna. Serão disponibilizadas 100 vagas. Essa disciplina é uma oportunidade excepcional para os estudantes de Direito da nossa Faculdade e também para jovens advogados ampliarem sua compreensão sobre a ética na prática jurídica, enfrentando os dilemas e desafios atuais da profissão com uma visão mais crítica e preparada.

Link para matrícula (ALUNOS DE GRADUAÇÃO): https://forms.gle/8s4zo9kXRZGALMJX6

Participantes externos não precisam realizar matrícula.

Data:
15 março