Estudantes de Direito criam aplicativo contra abuso de policiais e outros crimes

Data de Publicação: 05/07/2022

Semifinalistas do Global Legal Hackathon 2022 e criadores do aplicativo Bird Box, Vitor Abrahão (acadêmico do 3.º ano da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto), Richard Henrique, Maurício Pimenta e Vitor Grossi, transformaram o projeto em uma startup que passará por fase de incubação da Associação dos Advogados do Estado de São Paulo (AASP).

A solução desenvolvida pela equipe tem o propósito de democratizar a produção de provas audiovisuais em casos de violência policial, abuso de autoridade, crimes de homofobia, racismo e xenofobia, entre outros, através da tecnologia BlockChain – um sistema que registra informações presentes na internet através de criptografia.

Segundo o professor doutor Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho, diretor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP, “a dedicação à inovação é peça-chave na formação de futuras profissões do direito”. As novas tecnologias e ferramentas, diz o diretor, precisam ser valorizadas, já que propiciam um ambiente que forma melhor os alunos e dá condições para que eles se tornem profissionais informados, capazes e autores de transformação.

Por: Letícia Pelicer, com informações do Jornal da USP.