Divulga Pós – Elementos importantes para recuperação da informação em trabalhos acadêmicos

Data de Publicação: 29/06/2018

Título, Resumo e Palavras-chave são os 3 Elementos importantes para recuperação da informação em trabalhos acadêmicos. A maioria dos mecanismos de busca usará os termos encontrados no título, no resumo e na lista de palavras-chave para decidir se/e quando exibir o trabalho para leitores interessados. Também é uma importante fonte para que os bibliotecários façam a indexação dos trabalhos acadêmicos de forma mais eficiente nos catálogos bibliográficos e nas Bibliotecas Digitais.

 

Sendo os resumos importantes para recuperação da informação, pois deve ajudar o leitor a decidir se há interesse em ler a pesquisa, sugere-se a adoção da ABNT/NBR 6028:2003 que é específica para resumos. Nessa norma, há sugestões de linguagem a ser adotada, informações relevantes e extensão média do texto do resumo.

 

Palavras-chave ou descritores são elementos que facilitam a indexação dos trabalhos acadêmicos nos sistemas de busca online. Assim, indivíduos interessados no assunto podem ter acesso facilitado, desde que as palavras-chave expressem de forma significativa o conteúdo da pesquisa. O mais importante é que as palavras-chave tenham ligação direta com os temas centrais da investigação.

 

Para se determinar esses termos, sugere-se:

  • Listar os termos que mais se repetem no texto;
  • Acrescentar termos adicionais que possam ser considerados como sinônimos, ou variantes do termo;
  • Acrescentar abreviaturas comuns de termos, por exemplo, Supremo Tribunal Federal (STF);
  • Verifique se a lista de termos garante que todos os principais temas do trabalho foram contemplados;
  • Por fim, faça testes, digite as palavras-chave do seu trabalho em algum mecanismo de busca e verifique se os resultados que aparecem correspondem ao assunto de seu trabalho. Isso ajudará a determinar se as palavras-chave escolhidas são adequadas para o tema do seu artigo.

Uso de tesauros podem ajudar na elaboração das palavra-chave:

 

NACIONAIS

 

TEJUT – Thesaurus em Direito do Trabalho

Desenvolvido pelo Serviço de Documentação da Tribunal Regional do Trabalho – 4ª Região. Oferecemos aqui a 4ª edição, publicada em 2008.

http://www.infolegis.com.br/wa_files/TEJUT-Tesauro-Direito-Trabalho.pdf

 

TesJMU  – TESAURO DA JUSTIÇA MILITAR

O TesJMU foi lançado pelo Superior Tribunal Militar em2018, por ocasião da Semana do Dia do Bibliotecário. Tem por finalidade padronizar a linguagem de representação temática dos documentos constitutivos das bases de informação dos órgãos da Justiça Militar da União, com vistas a facilitar a recuperação de informações por seus usuários internos – magistrados e servidores – e externos – advogados, cidadãos e outras instituições dos Poderes Judiciário e Legislativo. Além disso, os servidores poderão indexar os conteúdos utilizando apenas uma fonte de termos, o que contribui para a uniformidade da organização das informações.

https://tesjmu.stm.jus.br/portalthes/

 

TESAURO JURÍDICO – TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2 REGIÃO

Tesauro elaborado para auxiliar a indexação e recuperação da jurisprudência do Tribunal.

http://jurisprudencia.trf2.gov.br/html_gsa/textos/tesauro.pdf

 

 

TESAURO JURÍDICO – SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

O Vocabulário Jurídico Controlado adotado pela Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça é composto por termos que possibilitam a recuperação da informação com maior precisão, flexibilidade e uniformidade, em virtude da padronização da linguagem. Teve como base o anterior Tesauro Jurídico que havia sido elaborado pela Comissão Técnica de Jurisprudência, instituída pela Portaria/CJF nº 22/92, composta por representantes dos Tribunais Regionais Federais, do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, sob a coordenação do Conselho da Justiça Federal.

http://www.stj.jus.br/SCON/thesaurus/

 

TESAURO JURÍDICO DA JUSTIÇA FEDERAL

O Tesauro Jurídico da Justiça Federal inclui a terminologia do Direito nas áreas de competência da Justiça Federal, com a finalidade de ser  um instrumento adequado para: 1) maximizar o uso da informação jurisprudencial, atingindo níveis crescentes de acessibilidade para usuários internos – magistrados e servidores – e externos – órgãos do Poder Judiciário, advogados e público em geral; 2) atingir maior uniformidade e flexibilidade no tratamento da informação; 3) facilitar o intercâmbio da informação entre sistemas e bases de dados, possibilitando uma integração mais abrangente.

http://www.cjf.jus.br/cjf/biblioteca/tesauro-juridico

 

 

TESAURO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (TSTF)

O TSTF é organizado em três grandes grupos de categorias: Ramos do Direito (direito constitucional, direito civil, etc.), Especificadores (agrupam termos que restringem o conceito de um descritor, revelando a situação concreta em que o descritor foi empregado) e Identificadores (agrupam nomes de pessoas, instituições, países, estados-membros, programas, etc.).

http://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/pesquisarVocabularioJuridico.asp

 

VOCABULÁRIO CONTROLADO USP: Base de Dados de Descritores em Língua Portuguesa para Indexação e Recuperação da Informação

O Vocabulário Controlado USP, é uma lista de assuntos utilizada para a indexação de recursos de informação no Banco de Dados Bibliográficos da USP – DEDALUS. O Vocabulário abrange as áreas do conhecimento inerentes às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de São Paulo, e é constituído de termos de entrada, entre os autorizados para indexação, os termos “não-autorizados”, que operam como remissivas, e os elos “falsos”, os quais apenas agrupam termos mais específicos.

Devido à diversificação e abrangência dos termos incluídos, referentes às várias áreas do conhecimento, o Vocabulário poderá ser utilizado para a representação do conteúdo de documentos de diferentes sistemas de informação, mas, sua utilidade deverá ser maior em bases de dados bibliográficos de instituições de ensino superior.

http://143.107.154.62/vocab/

 

Por: Dra. Ednéia Silva Santos Rocha, Bibliotecária da FDRP/USP.

 

Esse texto faz parte de uma coletânea de produções que visam disseminar informações e conteúdos de interesse da comunidade acadêmica, bem como produção acadêmica do Programa de Pós-Graduação da FDRP/USP.