Chamada Para Participantes: Grupo de Estudos sobre Formação Docente e Metodologia do Ensino do Direito

Data de Publicação: 14/01/2022

O Grupo de Estudos em Formação Docente e Metodologia do Ensino do Direito é um projeto de extensão universitária vinculado à Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP/USP). Suas atividades atuam com com encontros mensais realizados virtualmente, reunindo docentes em diversos estágios da carreira, a maioria não pertencente aos quadros da USP e atuando em instituições públicas e privadas e pessoas que exercem alguma modalidade de atividade docente (como professores/as de cursinhos populares, monitores/as de disciplinas de graduação, estagiários/as de Pós-Graduação do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE etc.).

Com o fim de contribuir para a formação profissional de quem já se encontra na carreira docente ou planeja nela ingressar, e visando, também, estabelecer um espaço para a troca de experiências docentes, discussão de métodos pedagógicos e estratégias didáticas, bem como estimular produção acadêmica sobre o ensino do Direito, constituindo-se, assim, apesar de sua denominação de “Grupo de Estudos”, como uma verdadeira “comunidade de prática”.

O objetivo do Grupo nesse semestre terá como foco a discussão de estratégias para a inserção consequente de temas transversais, inclusive previstos como obrigatórios pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, como a inclusão de pessoas com deficiência, racismo e relações raciais, gênero e direitos das mulheres, educação para os direitos humanos, a fim de colaborar para a construção uma educação jurídica de melhor qualidade e de maior responsabilidade social.

Dos requisitos de inscrição: Podem se inscrever docentes de Direito, de qualquer instituição de ensino e em qualquer estágio da carreira, estudantes de pós-graduação que estejam engajadas/os em alguma atividade de ensino, como estágio de preparação docente, e pessoas atualmente envolvidas com alguma atividade docente em geral.

As inscrições serão aceitas até dia 01/02/2022.

Mais informações: Chamada para Participantes Primeiro Semestre de 2022