Aluno da FDRP é semifinalista de competição de inovação em tecnologia jurídica

Data de Publicação: 02/05/2022

Vitor Abrahão, acadêmico do 3º ano da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto integra a equipe Bird Box, semifinalista no Global Legal Hackathon 2022. O evento consiste em uma competição de inovação com enfoque em tecnologia jurídica. Trata-se de uma maratona com 54h de desenvolvimento que acontece em um final de semana, quando profissionais do direito, designers, empreendedores e desenvolvedores reúnem-se simultaneamente em várias cidades do mundo. Na ocasião, ideias são formadas e soluções tecnológicas são criadas para melhorar o setor jurídico e promover o acesso à justiça.

Ao vencer a etapa nacional, componente da primeira fase do evento, realizada de 25 a 27 de março, com membros de todo o Brasil, a equipe conquistou a vaga para a semifinal internacional.
“Uma onda de protestos se propagou pelos Estados Unidos após a veiculação do vídeo do afro-americano George Floyd sendo asfixiado por um policial branco. O caso de Floyd não é um caso pontual, como pode parecer ser para alguns, mas sim fruto de uma verdadeira política de desumanização de corpos negros realizada pela polícia norte-americana. No Brasil, a situação é ainda pior. A letalidade policial aqui é cinco vezes maior que nos EUA. A polícia brasileira matou 17 vezes o número de negros do que a dos Estados Unidos em 2019”, alerta Vitor. “A ideia por trás da Bird Box surge para aliar os brasileiros mais vulneráveis contra um dos problemas mais sérios desse século: a brutalidade policial”.

Bird Box conta com quatro integrantes da área do Direito e um da área de Negócios. Além de Vitor, a equipe conta com Richard Henrique, Maurício Pimenta, Vitor Grossi, estudantes de Direito da Faculdade Milton Campos (FMC), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), respectivamente, e Otávio Gomes, sócio da Trilha Gestão Jurídica.

A solução desenvolvida pela equipe tem o propósito de democratizar a produção de provas audiovisuais em casos de violência policial através da tecnologia blockchain.
Na próxima fase a disputa será realizada de forma virtual pelos primeiros colocados de cada cidade-sede. A etapa final ocorrerá em Londres e será disputada pelos melhores projetos selecionados na semifinal internacional.

Foto do evento. 27/03/2022.