Semana de Recepção aos Calouros – Entrevista

Data de Publicação: 19/02/2016

Aconteceu, entre os dias 15 e 19 de fevereiro, a Semana de Recepção aos Calouros da FDRP, com o tema “Conhecer, construir, viver com igualdade”. Veja entrevista com o Prof. Dr. Nuno Coelho, presidente da Comissão de Recepção aos Calouros a respeito da semana.

Comunicação: Qual foi o objetivo da Semana de Recepção aos Calouros?
Prof. Nuno: O objetivo da semana, na Fdrp, foi oferecer aos calouros a chance de conhecerem a cidade e a universidade, combinando ciência, política e arte.

C: Como o tema da semana foi abordado e debatido com os alunos?
N: Discutimos muito abertamente, em mesas redondas, palestras e sessão de cinema, os problemas sérios que enfrentamos, de racismo, machismo, exclusão e violência contra minorias na USP e na cidade.

C: Como foram pensadas as oficinas culturais?
N: As 21 oficinas – de dança, desenho, filosofia, fotografia, yoga, rádio, literatura… – oferecidas por alunos veteranos, professores e funcionários, não só dentro da Faculdade, foram oportunidade para conhecer o campus por dentro, e para perceber como são frutuosas as iniciativas em que recebemos, aqui, as pessoas da comunidade (as oficinas também foram abertas ao público externo) e continuarão ao longo do semestre.

C: Fale um pouco da Tarde Solidária promovida aos calouros.
N: Nosso trote solidário aconteceu no Centro-POP de Ribeirão Preto, onde conhecemos os serviços e equipamentos de proteção e promoção da pessoa em situação de rua na nossa cidade. Ficou muito claro para todos como tais serviços funcionam mal na cidade, apesar dos esforços e da boa vontade dos (poucos) profissionais que atuam no setor. Os alunos desenvolverão, neste semestre, atividades práticas com pessoas em situação de rua, sob orientação de docentes.

C: Como o senhor avalia a Semana de Recepção aos Calouros?
N: Nossa avaliação foi muito positiva. A participação dos veteranos é decisiva, garantindo que tudo transcorra de modo fraterno. A recepção é muito importante. Por isso decidimos que as atividades de integração continuarão ao longo do semestre.

Visite nossa página no facebook e veja as fotos da Semana de Recepção aos Calouros: