Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – USP participa de rede internacional

Data de Publicação: 24/01/2018

A FDRP participou, entre os dias 8 e 12 de janeiro, na Faculdade de Direito da USP, do evento “Regional and Constitutional Structures in Tension Network”, promovido pela Rede Internacional Dinamarca-Brasil. A Diretora da FDRP, Profª Monica Herman Caggiano e a professora da unidade, Drª Cristina Godoy, foram as organizadoras líderes pelo Brasil do congresso. Em conjunto com os organizadores líderes pela Dinamarca, Profª Drª Pola Cebulak, da University of Copenhagen/University of Amsterdam e Prof. Micha Wiebusch, da University of London foram responsáveis pela presença de renomados pesquisadores de diversas universidades da Europa e do Brasil.

Além das organizadoras líderes pelo Brasil, apresentaram painéis no evento os professores Rubens Beçak e Cíntia Rosa de Lima. As exposições trouxeram temas relevantes e atuais, como Questões de Direitos Humanos no Estado de São Paulo; Paraguay e a cláusula democrática no Mercosul; Tribunais na América Latina; e Proteção de dados pessoais e privacidade e decisões dos tribunais regionais.

O evento contou ainda com o Workshop Way Forward, que trouxe reflexões sobre parlamentos regionais, tecnocratização e questões transversais e com a visita a Organização Não Governamental (ONG) Conectas, em um estudo sobre o papel das ONGs em litígios perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos. A participação da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP em uma rede de cooperação internacional fortalece sua inserção internacional e colabora para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas conjuntas.

Confirma algumas imagens do evento: