Edital USP-CAPES para Seleção de Pesquisadores do Exterior na USP

Data de Publicação: 19/10/2016

A Universidade de São Paulo (USP) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançam o Edital USP-Capes para Seleção de Pesquisadores do Exterior na USP.

O objetivo é selecionar 15 (quinze) candidatos. As bolsas CAPES poderão ter vigência de até 30 (trinta) meses, sendo que 12 (doze) meses após o início das atividades. A USP abrirá claros docentes nas áreas dos bolsistas selecionados. O processo seletivo ocorrerá em 2017 e as bolsas CAPES terão início a partir de março de 2017, de acordo com a disponibilidade orçamentária.

As inscrições encerram-se no dia 31 de janeiro de 2017.

O candidato deve ser pesquisador (brasileiro ou estrangeiro) que esteja no exterior e que seja indicado por um Departamento ou Instituto da USP. O candidato deve ter demonstrado produção acadêmica relevante e compatível com os pesquisadores orientadores dos programas de pós-graduação da USP. Os requisitos para candidatura são:

a) Título de Doutor em Instituição de prestígio internacional com reconhecida produção científica;
b) Potencial para desenvolver linha de pesquisa independente;
c) Fluência em inglês;
d) Capacidade de ministrar aulas na graduação e pós-graduação.

Para mais informações, acesse:

Edital USP-Capes em português

Edital USP-CAPES em inglês