Entidades estudantis da FDRP organizam atividades alternativas para recepção dos calouros

Data de Publicação: 15/02/2018

O “Pedágio”, prática em que os calouros e calouras pedem dinheiro nos semáforos da cidade, foi, até 2017, uma das atividades organizadas pela Bateria Estouro para recepcionar os ingressantes. No entanto, já há algum tempo esse exercício era alvo de críticas por criar um ambiente em que a violência de gênero é facilitada, dentre outros problemas.

Assim, o Centro Acadêmico, a partir da Gestão Caleidoscópio (2016-2017) e o Coletivo Feminista Capitu, deram início a um diálogo com a então Gestão Estouro (2016/2017) para refletirem sobre ações para incentivar alternativas e melhorias em relação ao Pedágio. Foram realizadas algumas mudanças no formato do evento, mas, mesmo com tais mudanças, a dinâmica do pedágio ainda gerava situações de desconforto: o calor era exaustivo e as calouras continuavam a ser assediadas por motoristas.

Por isso, a Diretoria da Gestão Estouro 2018 decidiu promover outros tipos de atividades em substituição ao tradicional pedágio. Como alternativa para 2018, haverá uma confraternização no período da tarde, contando com lanches, bebidas e atividades de dinâmica em grupo. A entidade acredita que dessa forma, a integração será mantida e o desconforto causado pelo pedágio será evitado.

A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto parabeniza o Centro Acadêmico Antônio Junqueira de Azevedo, em suas gestões Caleidoscópio e Sinergia, o Coletivo Capitu e as gestões da Bateria Estouro, 2016/2017 e 2018.  Sentimos orgulho em ver estudantes buscando alternativas para práticas que possam ter consequências violentas e discriminatórias.

Texto por Comunicação FDRP com informações da Bateria Estouro Gestão 2018.