280ª edição  - 05 de agosto de 2022
Ato em defesa do Estado Democrático de Direito - Leitura da Carta aos Brasileiros e Brasileiras em Defesa do Estado Democrático de Direito
A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP em conjunto às demais Faculdades do Campus USP de Ribeirão Preto (EEFERP, EERP, FCFRP, FEARP, FFCLRP, FMRP E FORP), convidam a comunidade acadêmica, a sociedade civil e todas as pessoas compromissadas com a democracia e o Estado de Direito no Brasil a participarem do Ato de Leitura da Carta aos Brasileiros e Brasileiras em Defesa do Estado Democrático de Direito.
Data: 11/08
Horário: 10 horas
Local: Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto 
Para mais informações, acesse:
e.usp.br/l0z
Seminários: Ribeirão Preto e região e os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU
Os seminários temáticos das ODS 10 e ODS 17 serão reagendados. No momento, estão sem datas para realização.

VII Seminário Internacional de Pesquisa do GEDTRAB.
O VII Seminário objetiva abrir, por meio da sinergia entre a graduação e programa de pós-graduação, espaço para discussão plural a respeito das transformações sociais e seus impactos sociais, os quais interferem no projeto cultural e jurídico. 
Data: 21 a 23/09/2022
Horário: 09h - 12h
Local: Auditório da FDRP
Docente responsável: Prof. Dr. Jair Aparecido Cardoso
Saiba mais:
e.usp.br/kwd
AUCANI Editais - Mobilidade Internacional de Graduação – Université de Genève (Suíça)
Estarão abertas - do dia 15 até às 12 horas do dia 22 de agosto de 2022, as inscrições ao Edital 1592 / 2022 – Mobilidade Internacional de Graduação – Université de Genève (Suíça), para concessão de vagas e bolsas para intercâmbio na Université de Genève (Suíça) para os Alunos de Graduação USP. Os contemplados terão isenção de taxas acadêmicas e bolsa mensal de CHF 1.000 (mil Francos suíços).
Este Edital e todas as publicações a ele referentes ficarão disponíveis na área pública do Sistema Mundus, opção Editais > Alunos de Graduação (não é necessário login no sistema, nem filtro na busca pelo edital), sob o código 1592, até consumada a providência que lhe disser respeito.
XI Seminário Interno do PECIM
O evento XI Seminário Interno do PECIM - (Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática – Unicamp) ocorrerá no dia 28/09/2022, e irá receber ouvintes de fora do programa que queiram conhecer as linhas de pesquisa, processos seletivos de mestrado e doutorado e trabalhos em andamento. O período para realização das inscrições se estabelecerá de 02/08 a 16/08. 
Conheça mais sobre as linhas de pesquisa:
bit.ly/3d33r8l

XI Encontro Internacional do CONPEDI - Chile 
O XI Encontro Internacional do CONPEDI será realizado em Santiago - Chile nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2022. As submissões de trabalhos (artigos e pôsteres) poderão ser feitas do dia 03 de agosto até o dia 04 de setembro de 2022. Para ter acesso aos editais do evento, basta abrir o menu editais ou através dos links abaixo:
Edital de Artigos:
bit.ly/3zYGtrW
Edital de pôsteres: bit.ly/3vGt8C2
Para mais informações sobre o evento, acesse: bit.ly/3BHB1uQ
Edital 1552 / 2022 AUCANI – Incentivo à Promoção da Internacionalização no Ambiente USP (Mobilidade Docente Santander)
Estão abertas as inscrições para docentes, até o dia 8 de agosto, no Edital 1552 / 2022 – Incentivo à Promoção da Internacionalização no Ambiente USP (Mobilidade Docente Santander), para seleção e concessão de auxílio financeiro, para atividade acadêmica e atuação como Embaixador da Universidade de São Paulo em missão internacional de exploração ou consolidação de parcerias internacionais.
Saiba mais:
e.usp.br/kwe 

Future 17 - Seleção de Mentores
O programa Future 17 é uma iniciativa global promovida pela Universidade de Exeter (Reino Unido) e pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds Limited (QS) para incentivar docentes e alunos das principais universidades do mundo a trabalhar no desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas reais, associados a um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Serão selecionados 15 docentes para atuarem como mentores, supervisionando e auxiliando os alunos de acordo com sua área de pesquisa. As atividades serão desenvolvidas entre os meses de setembro e novembro, de forma remota.
Para mais informações, acesse:
e.usp.br/l0r
Para realizar a inscrição, acesse: bit.ly/3JBd623

Istituto Italiano di Cultura oferece auxílio para professores, pesquisadores, especialistas e agentes da cultura
Até 1º de novembro de 2022, o Istituto Italiano di Cultura estará recebendo pedidos de auxílio financeiro de professores, pesquisadores, especialistas e agentes da cultura convidados a passar um período de permanência em instituições universitárias ou culturais italianas por motivos de estudo, ou de pesquisa.
Interessados devem enviar sua solicitação para
iicsanpaolo@esteri.it.
Mais informações e link para o formulário de requerimento em: bit.ly/3vJYGam

Chamada CNPq e MCTI para o Programa INCT
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), lança nova chamada para o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT). Com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (FNDCT/MCTI). Serão R$ 300 milhões investidos em redes de pesquisa, em áreas estratégicas e/ou na fronteira do conhecimento. A Chamada Pública INCT - CNPq nº 58/2022 já está disponível no portal do CNPq, com submissão de propostas até o dia 09/09/2022. 
Acesse aqui a chamada:
bit.ly/3zwZIHL

Folha de S. Paulo: Decreto em lei sobre superendividamento pode criar forma de escravidão moderna
Leia:
bit.ly/3bss6mx

Migalhas: Novidade no recurso especial: Primeiras reflexões sobre a EC 125 e o requisito da relevância das questões de direito federal infraconstitucional (REsp com RQF).
Leia:
bit.ly/3Qkfz39
Essa semana a Sala Virtual de Bem Estar está com inscrições abertas para:

Ultimate Frisbee
Datas e horários: todas as quartas às 16h30
Local: Campo do CEFER
Contato: @rayasultimatefrisbee (Instagram)

Oficina: Roda de conversa - Fotografia
Ministrante: Bruno André Corrêa
Data: 08/08 (segunda-feira)
Horário: 10h30 às 11h15
Inscreva-se: 
bit.ly/3qTTgG6

 
Parada 7 - Arte em resistência
No dia 7 de setembro a arte e a cultura irão fazer ouvir a sua voz em torno da democracia, da independência e da situação social brasileira. O Centro Cultural Justiça Federal e o Centro Municipal de Arte Helio Oiticica se uniram em um grande evento artístico/cultural. O evento ocorrerá no Rio de Janeiro, contando com uma parada artística entre as duas instituições, da Cinelândia até a Praça Tiradentes. 
Para mais informações, acesse:
bit.ly/3A1sW34

Curso: Liberdade de expressão e desinformação em eleição
Oferecida pela Escola Judiciária Eleitoral do Pará, o curso possui duração de 09h e as inscrições se encontram abertas até o dia 07/08, sendo o evento realizado em 8,9 e 10/08 das 14h às 17h. O evento ocorrerá em modalidade híbrida. 
Para se inscrever, acesse o site:
bit.ly/3d8CBf7

AUCANI realiza Evento de Recepção aos Alunos Internacionais 2022
No dia 30 de agosto de 2022, das 17h às 18h30, a AUCANI realizará o Evento de Recepção aos Alunos Internacionais 2022 no Auditório de Difusão Internacional (CDI | USP). O evento contará com a presença do Magnífico Reitor e dos Pró-Reitores, depoimentos de alunos que já participaram de nossos programas (virtual e presencialmente) e apresentações culturais. Aos alunos internacionais (intercambistas e em curso regular), no dia 31 de agosto de 2022, às 10h ou 14h, também será possível fazer o Giro Cultural pela USP gratuitamente. Para dúvidas gerais sobre o evento e o Giro Cultural, entre em contato com aucani.evento@usp.br.
Para mais informações, acesse:
e.usp.br/l0t

Exposição 'Encantar na Fronteira do Conhecimento'
Fruto da primeira residência artística promovida pelo Instituto de Estudos Avançados da USP, a exposição individual “Grace at the boundary of knowledge”, da artista suíça Sandra Boeschenstein, será inaugurada no dia 6 de agosto às 11h, no Centro Universitário Maria Antonia da USP.

Para mais informações, acesse: bit.ly/3zDWgLD

Voluntariado - Programa de Acolhimento aos Estudantes no Campus USP/RP e suas Formas de Acessibilidade.
A Profa. Dra. Kranya Victoria Díaz-Serrano, em conjunto a seus pesquisadores, convida graduandos e pós-graduandos a participarem da Pesquisa intitulada “PROGRAMAS DE ACOLHIMENTO AOS ESTUDANTES NO CAMPUS USP/RP E SUAS FORMAS DE ACESSIBILIDADE” - um projeto coordenado pelo Centro de Mindfulness e Terapias Integrativas da USP/RP, cujo objetivo é mapear os Programas de Acolhimento oferecidos na USP de Ribeirão Preto e verificar o conhecimento sobre sua existência por parte da comunidade estudantil, assim como possível interesse dos estudantes do Campus USP/RP a respeito de tais programas. 

Para preencher o formulário, acesse: bit.ly/3vF2Dgw

Portaria Interna Nº 027
Dispõe sobre revogação da Portaria Interna FDRP nº 015/2022 – designação de servidor para o Centro de Documentação e Apoio a Pesquisa da FDRP.
Acesse:
e.usp.br/l0y

Portaria Interna Nº 028
Dispõe sobre a revogação da Portaria Interna FDRP nº 029/2021 designação de servidora para o Centro de Apoio a Eventos, Programas Culturais e Divulgação Científica da FDRP.
Acesse:
e.usp.br/l0x
Já se formou ou está se formando? Cadastre-se na Plataforma Alumni e continue a fazer parte da nossa comunidade.
Facebook
Twitter
Link
Website
LinkedIn