278ª edição  - 22 de julho de 2022
PROGRAMA USP 60+
A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto oferecerá no próximo semestre cursos e disciplinas direcionados à integração de pessoas acima de 60 anos ao ambiente acadêmico. O curso Direito e Democracia é coordenado pela Professora Doutora Eliana Franco Neme a tratar sobre os fundamentos da República Democrática do Brasil. Há também a disciplina Direito Civil II - Família ministrada pela Profa. Dra. Iara Pereira Ribeiro, cujo escopo repousa em apresentar os institutos do Direito de Família. 
Saiba mais: 
e.usp.br/ky7

Inscrições abertas para Atendimento Psicológico - Programa de Saúde Mental e Bem-estar
Estão abertas as inscrições para o Ciclo 06 do Atendimento Psicológico oferecido pelo Programa de Saúde Mental e Bem-estar da FDRP. O edital oferece 12 vagas sendo 80% dedicadas para estudantes de graduação e 20% aos estudantes de pós-graduação. O ciclo possui vigência de 08/08/2022 a 28/10/2022. As inscrições se encontram abertas até o dia 25 de julho.
Saiba mais:
e.usp.br/iwg
I Minicurso de Inverno do GEINT: "Trabalho, tecnologia e regulação: novos desafios?"
O Grupo de Estudos sobre Internacionalização das Normas Trabalhistas (GEINT) da FDRP, está organizando o I Minicurso de Inverno do GEINT, com o tema "Trabalho, tecnologia e regulação: novos desafios?".
Data: 26/07/22
Horário: 09h - 12h
Local: Anfiteatro da FDRP USP | YouTube da FDRP USP 
Docente responsável: Prof. Dra. Maria Hemília Fonseca
Saiba mais:
e.usp.br/kwc
Seminários: Ribeirão Preto e região e os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU
Os seminários temáticos das ODS 10 e ODS 17 serão reagendados. No momento, estão sem datas para realização.

VII Seminário Internacional de Pesquisa do GEDTRAB.
O VII Seminário objetiva abrir, por meio da sinergia entre a graduação e programa de pós-graduação, espaço para discussão plural a respeito das transformações sociais e seus impactos sociais, os quais interferem no projeto cultural e jurídico. 
Data: 21 a 23/09/2022
Horário: 09h - 12h
Local: Auditório da FDRP
Docente responsável: Prof. Dr. Jair Aparecido Cardoso
Saiba mais:
e.usp.br/kwd
Seleção de discentes para monitoria na disciplina Programa de Leitura e Escrita Acadêmicas (PLEA)
O Programa de Leitura e Escrita Acadêmicas (PLEA), criado por docentes da FFLCH-USP e oferecido na FDRP a partir de 2021, sob coordenação do Prof. Dr. Caio Gracco Pinheiro Dias, é uma proposta pedagógica que visa desenvolver as competências básicas de leitura e escrita de textos acadêmicos (argumentativos) de discentes do curso de Direito e de outros cursos do campus de Ribeirão Preto.
Saiba mais:
e.usp.br/ksc 
AUCANI reabre Edital 1552 / 2022 – Incentivo à Promoção da Internacionalização no Ambiente USP (Mobilidade Docente Santander)
Estão abertas as inscrições para docentes no Edital 1552 / 2022 – Incentivo à Promoção da Internacionalização no Ambiente USP (Mobilidade Docente Santander), para seleção e concessão de auxílio financeiro, para atividade acadêmica e atuação como Embaixador da Universidade de São Paulo em missão internacional de exploração ou consolidação de parcerias internacionais.
Saiba mais:
e.usp.br/kwe 

Chamada de Propostas 003/2022 – Iniciativa Amazônia +10
A Iniciativa Amazônia +10 é um programa de desenvolvimento de Ciência, Tecnologia & Inovação construído pelas Fundações de Amparo à Pesquisa signatárias, organizada no âmbito do Conselho Nacional de Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais – CONFAP com o intuito de promover ações de CT&I que sejam úteis e convergentes para o fortalecimento de ações concretas, em âmbito regional mas com potencial de replicação. Nesta Chamada serão recebidas propostas que apresentem pesquisa científica que contribua para a resolução de problemas considerados prioritários para o avanço do desenvolvimento sustentável na região. A data limite para submissão das propostas será 10 de agosto de 2022. 
Saiba mais:
bit.ly/3zqcIAe
8ª Edição: EDITAL DE RESIDÊNCIA EM PESQUISA - 2022
O edital para o estabelecimento de atividades de residência objetivando a realização de pesquisas no âmbito da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, foi criado para possibilitar que pesquisadores visitantes nacionais e estrangeiros desenvolvam projetos relacionados a seu acervo. A finalidade do programa é fomentar as ações de pesquisa centradas no acervo bibliográfico e no arquivo da BBM, o aprofundamento do conhecimento científico, a formação dos envolvidos e a transmissão do conhecimento gerado, no âmbito da cultura e da extensão universitária.
Para mais informações, acesse:
e.usp.br/ky3

Encontro de Administração da Justiça - ENAJUS aceita submissão de trabalhos. 
O Encontro de Administração da Justiça – ENAJUS se propõe a discutir, com base em evidências, as distintas dimensões teóricas, metodológicas e práticas, que compõem o funcionamento da Justiça. O período de submissão dos trabalhos completos ou em estágio avançado de desenvolvimento, relativos aos resumos selecionados, é de 24/06/2022 a 20/09/2022.
Para mais informações, acesse:
bit.ly/3y5hktC

Concurso de Monografias sobre defesa da concorrência - IBRAC TIM 2022
O Instituto Brasileiro de Estudos de Concorrência, Consumo e Comércio Internacional (“IBRAC”), com patrocínio da TIM S.A. (“TIM”), promoverá o Concurso de Monografias sobre Defesa da Concorrência (“Concurso IBRAC-TIM 2022”).
Saiba mais:
bit.ly/3RwUWCr 

5º Encontro Iberoamericano de Direito e Desenvolvimento (5º EIADD)
O 5º Encontro Iberoamericano de Direito e Desenvolvimento (5º EIADD), combina o talento de jovens pesquisadores com a experiência de professores-pesquisadores. Os painéis são abertos a várias temáticas do Direito. O evento ocorrerá nos dias 11 e 12 de agosto na Unichristus em Fortaleza, Ceará, no formato híbrido. O prazo para submissão dos resumos é até 25 de julho. 
Para mais informações, acesse:
bit.ly/3aSje9v
Jornal da USP: Eleitorado nacional envelhece e minorias buscam aumentar representatividade na política
Leia:
e.usp.br/kx-

Jornal da USP: Professora da USP Ribeirão é indicada ao prêmio Mulheres Inspiradoras
Leia:
e.usp.br/ky1

UOL: 'A justiça toma decisões baseada em estereótipos de mulher', diz advogada... 
Leia:
bit.ly/3PtZYOn
Essa semana a Sala Virtual de Bem Estar está com inscrições abertas para:

Ultimate Frisbee
Datas e horários: todas as quartas às 16h30
Local: Campo do CEFER
Contato: @rayasultimatefrisbee (Instagram)

 
Voluntariado - Estudo NutriNet
O NutriNet Brasil é um estudo que investiga a relação entre os padrões de alimentação do brasileiro e diversas condições crônicas como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, vários tipos de câncer, entre outras. Os participantes respondem periodicamente a questionários sobre alimentação e estado de saúde. Solicita-se a participação de membros da comunidade USP na contribuição do estudo desenvolvido pelo Nupens USP. 
Para colaborar, acesse:
bit.ly/3oGFpCR

CeTI-RP 2ª Oficina Básica do Moodle de 2022
À pedido da comunidade USP do campus de Ribeirão Preto, o CeTI-RP irá oferecer a "2ª Oficina Básica do Moodle de 2022”. A conferência web será realizada através da plataforma Google Meet no dia 17/08/2022 das 14h às 16h (com link a ser enviado na data do evento). Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail: 
atendimentorp@usp.br 
Interdição de trânsito  - Campus USP - Dia 23.07.2022
Informamos que serão realizados serviços de corte e poda de árvores de grande porte na pista de subida da Rotatória Rocha e Silva, próximo ao prédio do Teatro do Campus da USP  e o Prédio Central da Faculdade de Medicina em Ribeirão Preto. Assim, haverá a necessidade de interdição total no trânsito da Rotatória Central do Campus das 7:00hs até às 18:00hs do dia 23.07.2022.

Manutenção programada no backbone de Ribeirão Preto
Neste próximo domingo 24/07 está programado o desligamento total de toda a rede de telefonia e conexão com a internet da FDRP, devido a substituição de Roteador a ser realizada pelo CeTI-RP. Sendo assim, os serviços estarão indisponíveis das 08h às 17h. As redes USP Net e Eduroam estarão afetadas pelo serviço de forma intermitente. 
Já se formou ou está se formando? Cadastre-se na Plataforma Alumni e continue a fazer parte da nossa comunidade.
Facebook
Twitter
Link
Website
LinkedIn