268ª edição  - 06 de maio de 2022
Reunião aberta: Lançamento do formulário para consulta pública referente à revisão do Projeto Político Pedagógico da FDRP
A reunião aberta será realizada na próxima segunda-feira (09/05), às 11h, no Auditório da FDRP. O objetivo é explicar e discutir o formulário, e esclarecer como cada pessoa pode contribuir nesta etapa do processo de revisão do PPP da FDRP.
Saiba mais:
e.usp.br/k9i 

Projeto oferece aulas de canto na FDRP
A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) em parceria com o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (DM-FFCLRP) apresentam à comunidade da USP um projeto de aulas de canto oferecidas pelos monitores do Projeto Sinfônico da FDRP. As aulas serão na Faculdade de Direito, em dia e horário definidos a partir de pesquisa com os interessados feita no grupo de WhatsApp organizado pelos monitores.
Acesse o grupo:
bit.ly/wppcantofdrp
Seminário: Indústria, inovação e infraestrutura
A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP abrigará, no ano de 2022, 16 seminários temáticos sobre os ODS da Agenda 2030 da ONU na região de Ribeirão Preto. O quinto deles tratará sobre indústria, inovação e infraestrutura.
Data: 11/05
Horário: 19h
Docente responsável: Prof. Dr. Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho
Saiba mais:
e.usp.br/k1g

Seminário: Erradicação da pobreza
A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP abrigará, no ano de 2022, 16 seminários temáticos sobre os ODS da Agenda 2030 da ONU na região de Ribeirão Preto. O quarto deles tratará sobre a erradicação da pobreza
Data: 16/05
Horário: 19h
Docente responsável: Prof. Dr. Nuno Manuel Morgadinho dos Santos Coelho
Saiba mais:
e.usp.br/k19 
Curso continuado de direito médico
O curso visa manter a atualização sobre temas polêmicos do direito médico. Voltado para alunos de graduação e pós-graduação, bem como para profissionais da área. O próximo módulo está agendado para o dia 19/05.
Horário: 19h30
Docentes responsáveis: Prof. Dra. Marta Rodrigues Maffeis (FDRP) e Prof. Dr. Wilson Salgado Filho (FMRP) 
Saiba mais:
e.usp.br/jw3 

Seminário internacional de bibliotecas jurídicas: inovação, informação e documentação
Relativo ao "futuro das bibliotecas na era digital". O papel das bibliotecas no presente e em algumas projeções futuras, especialmente à luz dos desafios das humanidades digitais.
Data: 23 a 25/05
Horário: 10h
Docente responsável: Prof. Dr. Márcio Henrique Pereira Ponzilacqua
Saiba mais:
bit.ly/3OcKaPN
Estão abertas as inscrições para Edital PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM 
As inscrições para os editais de bolsas PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM iniciaram-se em 2 de maio e se estenderão até às 12 horas do dia 20 de maio. As bolsas possuem valor de 400 reais para PIBIC e PIBITI e 100 reais para PIBIC-EM. 
Editais:
bit.ly/3FlRS6n (PIBIC), bit.ly/3ykaaTN (PIBITI) e bit.ly/3w9YvV3 (PIBIC-EM).
Ambientes e desenvolvimento
Egressa: Rhasmye El Rafih
Orientador: Thiago Marrara
Livro: Whistleblowing, delinquência econômica e corrupção: desafios para a consolidação de uma política geral de reportantes no Brasil
Essa semana a Sala Virtual de Bem Estar está com inscrições abertas para oficina de crochê.
Inscreva-se:
linktr.ee/salavirtualdebemestar
Justiça do Trabalho: Efeitos da pandemia são discutidos em seminário do Programa Trabalho Seguro
Leia:
bit.ly/3kOXahk

Porto Ferreira Hoje: OAB recomenda 23 cursos de Direito no estado de São Paulo
Leia:
bit.ly/3yg1kGV
FINEP lança programa para orientar pesquisadores brasileiros
A Finep está organizando o evento Finep Orienta para pesquisadores brasileiros que querem entender como encaminhar uma proposta de financiamento não reembolsável. O evento será realizado dia 17/5/22 - a partir das 13h, em evento híbrido (na sede da Finep e online).
Inscreva-se no link:
bit.ly/3KV6ElA

Forrobodó - Projeto Euritmia Jovem 2022 realiza apresentação de dança
O Projeto Euritmia, composto por alunos do último ano do ensino médio e ex-alunos de escolas de Ribeirão Preto, Bauru, Botucatu e São Paulo, realizará apresentação no Teatro do Campus de Ribeirão Preto nesta sexta-feira, 06/05, às 20h. A entrada é franca e é necessária a apresentação de carteira de vacinação. 

IAU-USP: programação das atividades do mês de maio
Dando sequência às atividades do __22noIAU, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, realizará uma série de eventos neste mês de maio. A programação terá como foco o "Ciclo de Debates: construção e reconstrução de um projeto de nação", composto por duas conferências magnas e quatro mesas-redondas. As solenidades ocorrerão nos dias 4, 18 e 25 de maio, sempre no período da tarde, sendo também disponível para visualização pelo YouTube.
Para mais informações, acesse:
e.usp.br/k9m 

Projeto Salvaguarda busca corretores voluntários para auxílio de alunos da rede pública
Estão reabertas as inscrições até dia 14/5, para o time de corretores(as) voluntários(as) no Salvaguarda, programa social de auxílio para alunos da rede pública brasileira. Haverá emissão de certificados pelo período de trabalho voluntário. Para se inscrever, é necessário encaminhar para o número 16 9 9390 7355 (Vinícius) mensagem com nome completo, curso e universidade, e-mail, comprovante de matrícula ou formação. 

Estão abertas as inscrições para a aula de piano em grupo 
A Prefeitura do Campus de Ribeirão Preto oferece aulas de piano em grupo no bloco didático da Música (bloco 34) da Faculdade de Filosofia e Letras de Ribeirão Preto. Os encontros ocorrerão de 12/05 a 07/07, em duas turmas com vagas para quatro pessoas às quintas-feiras. 
Para mais informações, acesse:
bit.ly/3LB4Lvj 

Chamada para vozes masculinas para o Coral USP de Ribeirão Preto
O Coral USP de Ribeirão Preto busca novas vozes masculinas para participar das apresentações do Coral. Além disso, busca-se barítono, baixo ou tenor para preenchimento das vagas abertas do Madrigal Revivis. As inscrições para o Coral podem ser
feitas aqui, enquanto a audição para o Madrigal Reivivis poderá ser agendada aqui.

Governo de Taiwan lança programa de fomento à pesquisa de estrangeiros sobre a China
O Ministério das Relações Exteriores (MOFA) da República da China em Taiwan lança programa de fomento para implementar a Bolsa de Taiwan e encorajar especialistas e acadêmicos estrangeiros interessados em tópicos relacionados à República da China (Taiwan), à China continental,  Relações Ásia-Pacífico e Sinologia – para prosseguir estudos avançados em universidades e faculdades de Taiwan ou instituições de pesquisa. As inscrições ficarão abertas de 1º de maio a 30 de junho de 2022.
Saiba mais:
e.usp.br/k9g 

University of Tsukuba (Japão) oferece programas de bate-papo intercultural online
A University of Tsukuba oferece 4 programas de bate-papo intercultural online. 
Saiba mais:
e.usp.br/k9h 
Novos horários e itinerários dos ônibus circulares do Campus USP de Ribeirão Preto
Os ônibus internos do Campus USP de Ribeirão Preto retornaram a seus horários e itinerários regulares a partir do dia 02 de maio.
Saiba mais:
bit.ly/3sjTKHn 

USP sobe duas posições em ranking e está entre as 0,6% melhores universidades do mundo
Ranking elaborado pelo Center for World University Rankings (CWUR), consultoria dos Emirados Árabes, avaliou 19.788 instituições. A USP foi classificada na 103ª posição e é a instituição mais bem classificada da Ibero-América.
Saiba mais:
e.usp.br/k9k

USP é a 62ª universidade mais comprometida com objetivos sustentáveis do mundo
Elaborado pela consultoria britânica Times Higher Education, o ranking avalia como as universidades contribuem para os 17 ODS da ONU. A classificação analisa o comprometimento e o impacto social das ações desenvolvidas pelas universidades, enfrentando questões como desigualdade de gênero, educação de qualidade, mudanças climáticas, paz mundial e crescimento econômico.
Saiba mais:
e.usp.br/k9l 
Já se formou ou está se formando? Cadastre-se na Plataforma Alumni e continue a fazer parte da nossa comunidade.
Facebook
Twitter
Link
Website
LinkedIn