Pesquisa em Criminologia Experimental pretende analisar o que funciona nas estratégias de Segurança Pública

Data de Publicação: 08/10/2021

O Grupo de Pesquisa em Criminologia Experimental e Segurança Pública teve, recentemente, sua proposta aprovada pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo.
O Grupo é coordenado pelo professor Eduardo Saad-Diniz, da FDRP e do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da (Prolam) da USP e com a vice-coordenação da professora Ruth Estevão, do Departamento de Psicologia da FFCLRP.
A partir dos recentes avanços da Criminologia Experimental, o Grupo de Pesquisa propõe dedicar-se ao estudo de experimentos, métodos e intervenções que permitam extrair evidências científicas sobre o que funciona nas estratégias de segurança pública. Pelo método experimental, pretende-se desenvolver novas abordagens teóricas e recomendações de ação estratégica no campo da segurança pública. De um lado, a iniciativa compreende o desenvolvimento de projeto empírico exploratório sobre segurança pública e percepção de legitimidade da polícia e da justiça na região de Ribeirão Preto, além de criar oportunidades para a realização de experimentos sobre condições ambientais que afetam a insegurança subjetiva e a percepção do medo do crime. De outro, a partir de chamada pública para “pesquisadores voluntários”, pretende-se aprofundar o conhecimento sobre a Criminologia Experimental e construir um repertório de experimentos possíveis de serem implementados.
O Grupo de Pesquisa pretende promover a aproximação direta com experiências concretas do sistema de justiça criminal e a capacitação de pesquisadores, especialmente no que diz respeito a métodos de pesquisa experimental e interdisciplinar. Também, realizará encontros mensais sobre criminologia experimental. Em breve será divulgado Edital com a “chamada de experimentos”.

Por Claudia Rezende, Comunicação Institucional da FDRP.