Faculdade de Direito de Ribeirão Preto celebra acordo de Duplo Diploma de Graduação

Data de Publicação: 02/03/2017

A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP/USP) firmou um Acordo de Cooperação pela Dupla Graduação com a Scuola di Giurisprudenza da Università degli studi di Camerino (UNICAM).

A instituição estrangeira, localizada no lado leste da região central da Itália, tem mais de 700 anos de existência e destaca-se entre as mais importantes da Itália. A parceira tem por objetivo proporcionar aos estudantes participantes uma permanência na instituição de acolhimento por pelo menos três semestres.

Ao final da graduação o aluno receberá um duplo título de graduação, ou seja, UNICAM e USP. Este convênio de duplo diploma de graduação é coordenado, na FDRP, pelos Prof. Dr. Alessandro Hirata e Profa. Dra. Cíntia Rosa Pereira de Lima.

O Duplo Diploma existe na Europa há cerca de 30 anos, mas é uma realidade ainda mais recente no Brasil. As escolas de engenharia foram pioneiras nesse tipo de convênio, no início da década de 2000. A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto é a primeira a realizar um convênio de duplo diploma no campus de Ribeirão Preto.

Apesar de jovem, a Faculdade com apenas uma década de existência caminha a passos largos para a internacionalização. Sob a presidência do Prof. Dr. Alessandro Hirata, presidente da Comissão de Relações Internacionais e a direção do Prof. Dr. Umberto Celli Junior, diretor da FDRP, a unidade tem estreitado vínculos com diversas instituições europeias e da América Latina, com resultados expressivos em pesquisa e mobilidade acadêmica.

Por: Claudia Sarkis Rezende