Direito de Ribeirão Preto se destaca mais uma vez no exame da OAB

Data de Publicação: 27/11/2015

A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP se destaca mais uma vez no Exame Unificado da Ordem dos Advogados. A Unidade de Ribeirão, junto com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, do Rio Grande do Norte, teve 94,44% de aprovados na décima sétima edição do exame, cujo resultado saiu na última quinta-feira.

O professor Umberto Celli Junior, diretor da FDRP, comemorou a conquista e atribui o sucesso ao modelo de ensino adotado pela Unidade. “Estou muito feliz com esse resultado, pois não é fácil ter quase 95% de aprovados no exame. Isso mostra que estamos no caminho certo e é uma conquista de todos, alunos, professores e funcionários”.

O diretor diz que o período integral e o estágio obrigatório são os diferenciais da Unidade, além de um projeto político-pedagógico que procura atender as necessidades de uma sociedade que se modifica rapidamente.

A preocupação da FDRP com a formação de seus alunos se reflete na constante discussão de seu projeto de ensino. No início desse ano já aconteceu mais um evento para discuti-lo. “Ao longo de seus oito anos de existência, a Unidade conseguiu êxito nesse processo, mas é sempre necessário aprimorá-lo, para corrigir eventuais inadequações que a experiência desse período possa vir a demonstrar”, enfatizou na época o professor Celli.

Nas discussões, em março deste ano, foram abordados temas como a vocação do curso; inserção regional, nacional e internacional; perfil do bacharel formado pela FDRP; integração entre graduação e pós-graduação, pesquisa científica e extensão; estágio curricular e prática jurídica; distribuição de cargas horárias; além de novos métodos de ensino e a integração entre teoria e prática.

A FDRP foi criada em 2007 e teve sua primeira turma em 2008. Desde a primeira participação no Exame da Ordem tem se destacado, como primeira ou segunda colocada. Resultado de um projeto em que “os alunos são motivados a analisar criticamente os fenômenos jurídicos e sociais em um ambiente que abraça a interdisciplinaridade, incentiva o trabalho em  equipe, estimula a aprendizagem autônoma e contribui para o desenvolvimento da consciência cívica e humana”.

Por: Rosemeire Soares Talamone