Chamada para o Programa de Cátedras Franco-Brasileiras na USP – 2018

Data de Publicação: 31/10/2017

A Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo – através do Instituto Francês do Brasil (IFB) – lançam, pelo oitavo ano consecutivo, um programa de cátedras para acolher professores ou pesquisadores de instituições francesas de ensino e de pesquisa, públicas ou privadas, com a exigência de haver reciprocidade com a acolhida do professor anfitrião da universidade brasileira na instituição francesa parceira do programa.

Este programa permite acolher – em todas as disciplinas – professores ou pesquisadores de instituições francesas, incluindo pesquisadores  vinculados a laboratórios de P&D de empresas francesas, por uma duração de 45 dias a 2 meses.

O presente programa tem como objetivo apoiar novas colaborações ou projetos sobre temas emergentes, bem como fortalecer o desenvolvimento de cooperações de excelência pré-existentes.

INSCRIÇÕES: até 10 de novembro de 2017, por e-mail para a USP, Prof. Raul Machado Neto: aucani@usp.br e para o Consulado Geral da França / IFB em São Paulo, Dr. Gérard Perrier, através de e-mail enviada aos cuidados da Senhora Aurianne Megdoud: aurianne.megdoud@diplomatie.gouv.fr

EDITAL: em portuguêsem francês.