Ações da FDRP/USP na luta contra a Covid19

Data de Publicação: 07/04/2020

As atividades de extensão acadêmicas são fundamentais para uma boa experiência universitária. Em virtude de pademia de COVID-19, a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto se esforça para dar sequencia às atividades de maneira remota, inclusive as de extensão.

Em consonância com a atualidade, os membros dos grupos de estudos administrativo e de urbanístico da FDRP, coordenados pelo Professor Thiago Marrara, têm atuado com a oferta de informações, produção de textos e informações sobre: 1) flexibilização do regime de contratação; 2) requisição administrativa e formas de restrição da propriedade; 3) medidas relativas a funcionamento de serviços públicos; 4) impactos da pandemia no funcionalismo público e 4) direito dos desastres nas cidades.

Já o Grupo de Estudos sobre Formação Docente e Metodologia do Ensino do Direito tem discutido experiências com o oferecimento de aulas à distância devido à suspensão das aulas presenciais em todas as Instituições de Ensino Superior. Em reuniões online quinzenais, os participantes podem trocar experiências e compartilhar problemas e soluções. Este grupo é coordenado pelo Prof. Caio Gracco que também, em conjunto com alunos e alunas do Programa de Educação Tutorial, trabalha em um projeto de coleta de relatos de experiência de discentes durante o período de pandemia, visando colaborar na avaliação da continuidade das aulas nesse contexto.

O Grupo de Estudos de Direito Contemporâneo do Trabalho e da Seguridade Social (GETRAB-USP), organizado pelo Prof. Jair Cardoso, se reúne online periodicamente e, no dia 08/04, quarta-feira, realizará uma “live”, por meio do google-meet, reunindo os grupos de estudos da UNAERP e da Faculdade de Direito de São Paulo, na área de direito do trabalho, onde serão discutidas questões na área trabalhista decorrentes da pandemia.

Por Fernanda Gonçalves, com informações dos professores responsáveis.