Semana Jurídica de 2016 da FDRP/USP

Data de Publicação: 25/08/2016

A semana jurídica da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, em 2016, teve a “Formação Jurídica” como tema, escolhido por, neste ano, ter-se concluído, com a aprovação do novo Projeto Político Pedagógico da Graduação da FDRP, um processo de três anos de avaliação e revisão das diretrizes acadêmicas do curso de Direito da FDRP.

A semana se iniciou com as palestras dos Professores José Geraldo de Sousa Júnior, da Universidade de Brasília, e Ana Lia Almeida, da Universidade Federal da Paraíba. O Prof. José Geraldo abordou em sua fala o quadro histórico e político no qual se desenrolou a elaboração das diretrizes curriculares nacionais dos cursos de direito, evidenciando como a crise da modernidade impacta nas exigências que se colocam para os cursos de Direito. A Profª Ana Lia, em sua fala, ressaltou a importância da atividade extensionista como forma de resgatar o curso de Direito do formalismo exagerado que o caracteriza, a partir de suas experiências no Núcleo de Assessoria Jurídica Popular “Flor de Mandacaru”.

Na terça e na quarta-feiras, realizou-se na Faculdade um Fórum de Educação Jurídica para o qual foram convidados os coordenadores e professores dos cursos de Direito de Ribeirão Preto e região. Tendo como temas a “Formação Jurídica do Professor de Direito” e “Articulação entre Teoria e Prática nos Cursos de Direito”, o Fórum contou com a participação de docentes e alunos de cursos da região, que apresentaram a visão que cada Instituição tem desses problemas, bem como as estratégias que tem empregado para superá-los. Espera-se que a iniciativa seja o início de um diálogo que possibilite o intercâmbio de experiências entre os cursos de Direito da região, contribuindo para a melhoria da formação jurídica que oferecem.

Completaram a semana uma apresentação de música de câmara brasileira, organizada pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP, e uma atividade de elucidação de cena de crime organizada pela Profª Aline Thais Bruni, do Departamento de Química da FFCLRP.

A semana foi organizada por uma Comissão formada por Professores, Servidores Técnico-Administrativos e Discentes da FDRP e contou com o patrocínio do escritório Marcelo Leal Advogados Associados.

Texto por: Prof. Dr. Caio Gracco, presidente da Comissão Coordenadora da Semana Jurídica de 2016 da FDRP/USP.