Dissertações

Orientações para a elaboração e o depósito da dissertação

 

A elaboração da dissertação deve levar em conta as normas da ABNT disponíveis no documento Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso. Parte I (ABNT), acessível em: http://www.teses.usp.br/index.phpoption=com_content&view=article&id=52&Itemid=67&lang=pt-br

 

Importante:

  1. Para a elaboração da ficha catalográfica, deve ser utilizado o formulário disponível em http://www.direitorp.usp.br/biblioteca/suporte-pesquisa/ficha-catalografica/
  2. Todos os exemplares devem ser impressos em frente e verso (Atenção: os elementos pré-textuais devem ser impressos somente na frente da folha, exceto no caso da ficha catalográfica, que, obrigatoriamente, virá no verso da página de rosto).
  3. Na página de rosto, deve-se mencionar se a dissertação é original ou corrigida, pois, conforme a Resolução 6018, há possibilidade de correção da dissertação defendida e aprovada, a critério do orientador e do pós-graduando, se a comissão julgadora entender que alterações devem ser feitas para melhorar a qualidade do trabalho. Destaca-se que o título original não poderá ser alterado (art. 6º).
  4. Devem ser entregues 5 exemplares impressos da dissertação, sendo 4 encadernados em espiral e 1 em capa dura, que vai para a Biblioteca da Faculdade. Este último deve ser confeccionado em percalux azul escuro com as letras em prata. Também deve ser entregue uma cópia completa em formato PDF e o resumo em formato DOC, ambos em CD ou DVD único.
  5. No dia do depósito (verificar o prazo na Ficha do Aluno do Sistema Janus), deve-se entregar também o formulário preenchido e assinado pelo aluno e seu orientador. (Atenção ao horário de funcionamento do Serviço de Pós-Graduação: das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30).
  6. A sugestão da banca examinadora deve ser feita no formulário, sendo a maioria dos membros externa ao Programa e um deles externo à USP. Os suplentes seguem a mesma regra.
  7. A carta do orientador certificando que o orientando está apto à defesa, mencionada no Regulamento do Programa, foi incorporada ao formulário.

 

Como alguns elementos são opcionais e há indicações para seguir as determinações do Programa ou da CPG, sugere-se um modelo, que atende a todas as normas previstas. Acesse aqui.

Contato

Vania Prudencio
Telefone: (16) 3315-0145
Email: posgrad_fdrp@usp.br