I Simpósio Científico Sobre Direito das Famílias – FDRP/USP

FDRP-USP

Organização e Comitê Científico

Profa. Assoc. Cíntia Rosa Pereira de Lima
Livre-Docência em Direito Civil Existencial e Patrimonial pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (USP). Pós Doutora em Direito Civil na Università degli Studi di Camerino (Itália) com fomento CAPES (2014 – 2015). Doutora em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP (2004 – 2009) com estágio na Universidade de Ottawa (Canadá) com bolsa CAPES – PDEE – Doutorado Sanduíche. Graduada pela Faculdade de Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (2002).

Prof. Dr. Iara Pereira Ribeiro
Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Bacharelado e Licenciatura em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Atualmente é Professora Doutora do Departamento de Direito Privado da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo na área de Direito Civil e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Direito e Literatura da FDRP com cadastro na CNPQ.

Profa. Assoc. Maria Paula Costa Bertran Muñoz
Professora Associada, na área de Sociologia Jurídica, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto. Ministra o curso de Metodologia da Pesquisa Científica para os alunos de graduação da FDRP. É autora de livros e artigos sobre a intersecção do Direito Civil com a Economia, a Sociologia e a Filosofia.

Apresentação do evento pelas organizadoras

A primeira edição do Simpósio Científico de Direito das Famílias da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto proporcionou um espaço científico para o debate sobre relevantes temas na área numa perspectiva transdisciplinar. Os Tribunais brasileiros tem enfrentado questões relacionadas à união estável e casamento homoafetivo, equiparação da união estável ao casamento para efeitos sucessórios, diversas modalidades de famílias. De sorte que esses assuntos estão em construção jurídico-social, o que motivou a organização de um evento científico para discutir esses temas, fomentando o intercâmbio de conhecimento entre profissionais e pesquisadores da FDRP e de outras instituições de ensino.
O evento da FDRP objetivou incentivar e fomentar a atividade de pesquisa de qualidade, que é um dos pilares da Universidade de São Paulo, nessa temática em franca ebulição social.

Sessão de Comunicações
ACESSE AS COMUNICAÇÕES APRESENTADAS