Nova direção na FDRP

Data de Publicação: 15/09/2017

A partir de 16 de setembro, a Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP/USP) terá nova diretoria. A Diretora será Profª. Drª. Mônica Herman Salem Caggiano, Professora Associada do Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da USP (FD/USP), foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação dessa faculdade por oito anos. Junto à Universidade Presbiteriana Mackenzie, é Professora Titular de Direito Constitucional e Coordenadora do Curso de Especialização em Direito Empresarial. É ainda Diretora Cultural do Centro de Estudos Políticos e Sociais e Vice-Presidente do Instituto Pimenta Bueno – Associação Brasileira de Constitucionalistas.

 

A vice-diretora será a Profª. Drª. Maísa Souza Ribeiro, Professora Titular do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP (FEA-RP/USP). Foi designada diretora científica do ano de 2017 da Anpcont – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação. Foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação da FEA-RP/USP e coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Controladoria e Contabilidade dessa mesma faculdade. Foi designada pela Capes como assessora na avaliação de programas de pós-graduação.

 

As principais metas dessa gestão são, para a graduação, o fortalecimento e consolidação do Programa Pedagógico da FDRP, a abertura de um curso noturno e o aprofundamento das relações internacionais. Para a pós-graduação os objetivos são alcançar melhores índices de avaliação e aumentar a nota do programa junto à CAPES, para que seja possível a abertura do doutorado. É previsto ainda a abertura do Mestrado Profissional.

 

Em relação à pesquisa, as professoras colocam como prioritárias a oficialização e atualização constantes dos grupos de pesquisa no CNPq e o registro em canais científicos que possuem indicadores de medição. Além disso, a obtenção de obras jurídicas relevantes para o desenvolvimento da atividade científica, assim como a assinatura do acervo digital de importantes bibliotecas também são objetivos da gestão.

 

Para a extensão será fornecido apoio para a consolidação da Fundação para o Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa do Direito (FADEP). Será também prestado apoio aos projetos em andamento na FDRP voltados à prestação social, que receberão maior visibilidade para que sejam obtidos novos auxílios. Novos projetos também serão fomentados, sendo que com a verba obtida pela Fundação será possível conceder bolsas aos estudantes para que se dediquem a esses projetos.

 

Por fim, a gestão também pretende criar um sistema de contato com alunos egressos, incentivar a abertura de disciplinas em inglês, trazer visibilidade à Faculdade, apoiar a empresa júnior e o núcleo de práticas jurídicas.