Conheça a Universidade de São Paulo

A Universidade de São Paulo (USP) é uma instituição pública brasileira, criada em 1934, mantida pelo Estado de São Paulo. Isto significa que nenhum estudante paga taxas para estudar na universidade, que é totalmente mantida por impostos estaduais.

No sistema brasileiro, a educação pública livre é aquela que mantém a mais alta qualidade no ensino, pesquisa e extensão, o tripé que sustenta o sistema de universidade pública brasileira. É por isso que a USP cresce a cada ano nos rankings internacionais e está sempre em primeiro lugar neles, não só no Brasil, mas em toda a América Latina.

A universidade tem os melhores pesquisadores do país em seus quadros, o que reflete na qualidade do ensino em nível de graduação e pós-graduação. Há 249 programas de graduação oferecidos com 58.000 alunos matriculados. Ela também oferece 239 programas de pós-graduação, com cerca de 28.000 alunos. Até o início de 2013, mais de 100.000 teses de doutorado e dissertações de mestrado foram defendidas. Além disso, a Universidade também tem uma obrigação de responsabilidade social representada pela área de extensão. Há 993 cursos diferentes que envolvem especialização, aperfeiçoamento, atualização e difusão, com mais de 29.000 alunos.

A USP tem o objetivo de desenvolver uma atmosfera vívida de ensino, na sequência da transformação do conhecimento e mantendo um diálogo constante com a sociedade em uma integração produtiva do ensino, pesquisa e extensão. Há 6.000 professores, 98% deles com doutorado e dedicação exclusiva, 16.800 funcionários administrativos e um orçamento anual de cerca de $ 1,75 bilhões para 2015.
O campus da USP em Ribeirão Preto é amplamente reconhecido tanto por sua configuração semelhante a um lindo parque quanto por sua excelência acadêmica. Originalmente projetado na década de 1950 como um campus para ciências da saúde (ciências médicas e de enfermagem, ciências farmacêuticas, odontologia), várias especialidades acadêmicas foram adicionadas gradualmente, como física e matemática, tecnologia da informação, química, biologia, psicologia e educação. Mais recentemente foram fundadas as Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, a Faculdade de Direito, a Faculdade de Educação Física, e o Departamento de Música. Assim, o Campus de Ribeirão Preto já não é apenas o segundo maior campus da USP em termos de especialidades acadêmicas, mas também na produção científica.
De forma a melhor receber a visita de cientistas e estudantes do exterior, o Campus dispõe de um Centro de Apoio ao Professor e Estudante Estrangeiro que trabalha integrado com os Escritórios Internacionais de cada escola e ajuda os visitantes a se acomodarem no Brasil e sentir a hospitalidade do país. Sendo um pólo administrativo, empresarial e cultural no interior de São Paulo, a cidade está prosperando com uma vida cultural e estudantil ativa.

Rodrigo Brunelli Pirani

Email: international.lawrp@usp.br