Conheça o Estado de São Paulo

São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. O estado faz parte da região sudeste, tem 645 municípios e sua área total é de 248 209,426 km ², dos quais 4 971,0469 km ² são do perímetro urbano. A capital do estado é a cidade homônima, São Paulo, a maior cidade da América do Sul.

 

O estado tem mais de 41 milhões de habitantes, o que representa cerca de 22% da população brasileira. É o estado mais populoso do Brasil e a terceira unidade política mais populosa da América do Sul. Como o Brasil, São Paulo tem vários grupos étnicos que são formados principalmente por italianos e portugueses, mas com influência e presença de vários outros grupos étnicos, como os nativos americanos, africanos e outros grandes fluxos migratórios, como árabes, alemães, espanhóis, japoneses e chineses.

 

São Paulo tem uma economia muito forte e é o estado com o maior PIB, o que representa cerca de 30% do total da riqueza produzida no Brasil, por isso ganhou o apelido de “locomotiva do Brasil”. Sua economia é diversificada: indústrias metalúrgica, têxtil, alimentar, automobilística, aérea, setores financeiros e de serviços, de laranja, café, etanol e cana de açúcar. Outro fator econômico interessante é a boa infra-estrutura de investimentos apresentado no estado, com a Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo, a segunda maior bolsa do mundo em valor de mercado.

 

Não é apenas a economia que merece atenção. O estado tem consideravelmente bons indicadores sociais, sendo o terceiro melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de 0,833, o segundo maior PIB per capita, de US $ 13,346.42, a segunda menor taxa de mortalidade infantil, 14,5 mortes por mil nascidos vivos e a quarta menor taxa de analfabetismo, 4 %, entre os estados do Brasil.

Contato

Claudia Sarkis Rezende
Telefone: (16) 3315-0112 Email: international.lawrp@usp.br