IEA recebe inscrições para o Programa Ano Sabático de 2018

Data de Publicação: 12/07/2017

Docentes da USP que queiram concorrer a uma vaga no Programa Ano Sabático  2018 do Instituto de Estudos Avançados (IEA) têm até o dia 15 de agosto para enviar seus projetos e súmulas curriculares. Regulamentado em 2015 por meio da Resolução nº 7.069, o programa permite que professores da universidade se afastem de seus encargos didáticos e administrativos para que possam participar integralmente de pesquisas individuais e interdisciplinares no Instituto. Leia o edital.

Passado o prazo de envio de candidaturas, o Conselho Deliberativo e a Comissão de Pesquisa do IEA selecionarão docentes da universidade para desenvolver projeto de pesquisa pelo período de seis meses ou um ano, podendo acolher até seis pesquisadores por semestre. A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP destinará R$ 6 mil por semestre para cada projeto aprovado.

Para participar, é necessário ter, no mínimo, sete anos de efetivo exercício de suas funções em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa (RDIDP). A pesquisa poderá acontecer tanto na sede do IEA-USP, em São Paulo, quanto em seus polos em Ribeirão Preto e São Carlos.

Os selecionados terão como atribuições: realizar ao menos uma conferência pública por semestre de participação no programa e produzir um paper inédito e original ou outro produto (livro ou obra de arte, por exemplo). No caso da produção de um paper, este pode ser publicado na revista “Estudos Avançados” e/ou no site do IEA.

Inscrição e projeto

Para se inscrever, é necessário encaminhar para o email academicoiea@usp.br  um projeto interdisciplinar em qualquer área do conhecimento e justificar porque sua pesquisa deve ocorrer no IEA-USP. Os candidatos também precisam enviar uma súmula curricular (veja detalhes no edital) e demonstração de aprovação de sua participação no Programa por parte do Conselho de Departamento ou colegiado equival ente, be m como por parte da Congregação ou colegiado máximo de sua unidade/órgão.

O projeto de pesquisa deverá ter até 12 páginas em formato A4, margens esquerda e direita de 3 cm, margens superior e inferior de 2,0 cm, fonte Arial, tamanho 10 ou Times New Roman, tamanho 11. Nele, devem constar, entre outras informações, o título do projeto, o período em que se pretende desenvolvê-lo, resumo, objetivos, justificativa, impactos científicos e sociais, áreas do conhecimento envolvidas e um plano de trabalho e cronograma de atividades.

Primeiras turmas

O grupo de pesquisadores que inaugurou o programa, em 2016, finalizou suas atividades  em março deste ano. Em fevereiro, a segunda turma de docentes selecionados  iniciou suas atividades, com trabalhos nas áreas de saúde pública, psicologia, ambiente, sustentabilidade, urbanismo, esporte, antropologia, cultura digital, história e patrimônio histórico.