Grupo de Pesquisa – As raízes medievais do Direito Ocidental: uma análise histórico-cultural da relevância da Reforma Gregoriana para o desenvolvimento jurídico

Data de Publicação: 22/08/2018

A centralização do poder nas mãos do papado foi um fato muito importante para a compreensão das teorias político-jurídicas que permeiam a cultura ocidental. Este tema tem despertado a atenção de juristas, filósofos, historiadores, cientistas políticos no decorrer dos últimos séculos, procurando entender as relações entre regnum e sacerdotium.

A Reforma Gregoriana ocasionou a estruturação e o desenvolvimento dos sistemas jurídicos característicos do mundo ocidental, estabelecendo os limites entre os poderes espiritual e temporal, recrudescendo ainda mais os conflitos entre ambos. Buscaremos analisar a autonomização do Direito sob a forma de um sistema que trouxe consigo uma série de mudanças, como o surgimento de profissionais treinados em instituições voltadas para a transmissão de um conhecimento jurídico especializado.

• Coordenadores: Prof. Dr. Nuno M. Morgadinho dos Santos Coelho e Prof. Dr. Cézar Cardoso de Souza Neto.
  • Público Alvo: Alunos de Graduação e Pós-Graduação.
  • E-mail para contato: cezarneto@usp.br
  • Haverá emissão de certificados