FDRP marca presença em Catedra da UNESCO na UNICAM – Itália

Data de Publicação: 30/11/2017

O Programa de Cátedras UNESCO promove a cooperação e partilha inter-universitária internacional, a fim de reforçar as capacidades institucionais através da partilha do conhecimento e do trabalho em colaboração. As cátedras servem como grupos de reflexão e como construtores de pontes entre o mundo acadêmico, a sociedade civil, as comunidades locais, a investigação e a definição de políticas.

Nos dias 23 e 24 de novembro de 2017 aconteceu a Cátedra Unesco “Diritti umani e violenza: governo e governanza – Diversità culturale: aspetti filosofici, giuridici ed economici”. Organizado pela professora Maria Cristina De Cicco, professora da Università degli studi di Camerino (UNICAM), o evento trouxe importantes reflexões sobre Direitos Humanos e Violência, abordando aspectos culturais, filosóficos, jurídicos e econômicos.

Representaram a FDRP no evento a Profª Monica Herman S. Caggiano, Diretora da Unidade e os professores Alessandro Hirata e Cíntia Rosa Pereira de Lima. Em um ambiente multicultural, a professora Monica abordou o tema “Diversidade cultural no constitucionalismo latino-americano”. Já o professor Alessandro palestrou sobre “A origem e o cenário atual da diversidade cultural na Alemanha: os desafios da integração”. Acompanhou a equipe da FDRP a Profª Elsa Boiteux, da Faculdade de Direito da USP. A docente discursou sobre ”Biodiversidade e Diversidade Cultural: um caso brasileiro”, abordando o caso dos índios Kraós.

A presença da Faculdade em um evento promovido pela UNICAM fortalece os já consolidados laços acadêmicos entre as instituições. A participação em uma cátedra da UNESCO insere a FDRP em uma rede de colaboração internacional para o desenvolvimento da pesquisa, com reflexos que vão além do mundo acadêmico.