Direito USP entre os 50 melhores do mundo em ranking internacional

Data de Publicação: 27/02/2019

A USP está entre as melhores universidades do mundo em 39 das 48 áreas específicas avaliadas no QS World University Ranking by Subject, publicado na última segunda-feira, dia 26 de fevereiro.

Desse total, nove áreas foram classificadas entre as 50 melhores: Odontologia (20ª posição); Ciências do Esporte (27ª); Línguas Modernas (30ª); Engenharia de Minérios e Minas (33ª); Geografia (42ª); Arquitetura (44ª); Direito (45ª); Engenharia Civil (45ª); e Agricultura e Silvicultura (49ª). A USP também ficou entre a 51ª e 100ª posição em 19 áreas específicas; em outras nove áreas, entre as 150 melhores; e, em duas, entre as 200 melhores.

Dessa forma, o curso de Direito permanece entre os 50 melhores do mundo, segundo o ranking, mantendo o mesmo status de anos anteriores (2018 e 2017).

As 48 áreas específicas são agrupadas em cinco grande áreas. Nessa classificação geral, a Universidade subiu posições em relação ao ano passado e foi classificada entre as 100 melhores do mundo nas cinco grandes áreas. Em Artes e Humanidades, a USP está na 76ª posição; em Engenharia e Tecnologia, na 89ª posição; em Ciências da Vida e Medicina, na 93ª; em Ciências Naturais, na 71ª; e em Ciências Sociais e Administração, na 69ª posição.

Publicado desde 2011 pela Quacquarelli Symonds, organização britânica de pesquisa especializada em instituições de ensino superior, o ranking avaliou as universidades de acordo com quatro indicadores (reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações científicas e índice H), adaptados de acordo com área específica. A novidade deste ano foi a inclusão de duas áreas específicas: História Antiga e Biblioteconomia & Ciências da Informação.

Por: Sofia Orsini, com informações do Jornal da USP.