Universidade Aberta à Terceira Idade

O PROGRAMA

Página da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, clique aqui.

O objetivo do programa Universidade Aberta à Terceira Idade é possibilitar ao público idoso aprofundar “conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens”.

Por meio desse Programa são oferecidas Disciplinas e Cursos de extensão livres, semestrais e gratuitos. Destacamos que não se trata de um Curso de Graduação, mas de Extensão.

O público idoso possui liberdade para escolher as disciplinas de seu interesse, dentre as vagas oferecidas pelas Unidades da Universidade de São Paulo, em disciplinas regulares, atividades culturais e esportivas.

Ao término, os(as) participantes com frequência regular receberão atestado de participação emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, quando a coordenação do curso/atividade assim o determinar e desde que a aluna/o aluno cumpra as exigências da disciplina. As alunas e os alunos do programa Universidade Aberta à Terceira Idade que são vinculados a este programa, não recebem número USP.

PRINCÍPIOS

1º) ideal de abertura a mais ampla possível: ao idoso não se pede senão o seu desejo de aprender. A escolha das disciplinas é livre, como é livre nossa constelação de interesses quando nos libertamos da rotina da sobrevivência.

2º) ideal da convivência dos idosos com os alunos de graduação: o oposto da discriminação verificada na sociedade: moços de um lado, velhos de outro. Neste sentido, a UATI é renovadora, pois os idosos compartilham as mesmas classes com os alunos regulares. A experiência tem revelado que os jovens saem enriquecidos, afetiva e intelectualmente, desse convívio com pessoas maduras e motivadas tão só pela paixão do saber.

3º) a gratuidade: valor próprio de uma instituição que timbra em manter a sua função pública.

“A velhice não é um fato estático; é o resultado e o prolongamento de um processo. Em que consiste este processo? Em outras palavras, o que é envelhecer? Esta ideia está ligada à ideia de mudança. Mas a vida do embrião, do recém-nascido, da criança, é uma mudança contínua. Caberia concluir daí,como fizeram alguns,que nossa existência é uma morte lenta? É evidente que não. Semelhante paradoxo desconhece a verdade essencial da vida: ela é um sistema instável no qual se perde e se reconquista o equilíbrio a cada instante; a inércia é que é o sinônimo de morte. A lei da vida é mudar”.

(Simone de Beauvoir. A Velhice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. p. 17).

DISCIPLINAS OFERECIDAS PARA A TERCEIRA IDADE

1)Veja aqui as Disciplinas oferecidas pela FDRP no 1º semestre de 2019.

Orientações para matrícula:

1)A escolha das disciplinas é livre, desde que não haja conflito no horário de oferecimento das disciplinas de seu interesse;

2)Verifique com antecedência em quais disciplinas possui interesse em se matricular.

• Período: 11/02 a 15/02/2019, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
  • Matrícula Presencial, com o preenchimento da Ficha de Matrícula, e entrega junto à Seção de Apoio Acadêmico (Sala D – 310, 2º andar), da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto.
  • Documentos necessários: cópia do documento de identidade pessoal, acompanhado da via original para conferência.
  • O preenchimento das vagas dos Cursos ocorrerá de acordo com a ordem de matrícula.

2)Demais cursos e atividades oferecidos por outras Unidades da USP, no 1º semestre de 2019, clique aqui.

LIVRO PARA A TERCEIRA IDADE

A Comissão de Cultura e Extensão da FDRP, juntamente com a Comissão de Pós-Graduação da FDRP, tornam público o presente Edital de chamada de artigos a fim de, em sendo selecionados conforme as regras deste Edital, compor o livro: Introdução ao Direito para a Terceira Idade.

O presente Edital, buscando reconhecer o trabalho técnico-metodológico, tem por objeto conhecer e publicar, no formato de E-book, as produções científicas e didáticas de discentes e docentes.

Edital CCEx nº 01/2017 – EDITAL DE CHAMADA DE ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO EM LIVRO ELETRÔNICO.

RETIFICAÇÃO: Edital CCEx nº 01/2018 – EDITAL DE RETIFICAÇÃO

Comissão Científica: