Universidade Aberta à Terceira Idade

O PROGRAMA

 

Página da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, clique aqui.

 

O objetivo do programa Universidade Aberta à Terceira Idade é possibilitar ao público idoso aprofundar “conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens”.

 

Por meio desse Programa são oferecidas Disciplinas e Cursos de extensão livres, semestrais e gratuitos. Destacamos que não se trata de um Curso de Graduação, mas de Extensão.

 

O público idoso possui liberdade para escolher as disciplinas de seu interesse, dentre as vagas oferecidas pelas Unidades da Universidade de São Paulo, em disciplinas regulares, atividades culturais e esportivas.

 

Ao término, os(as) participantes com frequência regular receberão atestado de participação emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, quando a coordenação do curso/atividade assim o determinar e desde que a aluna/o aluno cumpra as exigências da disciplina. As alunas e os alunos do programa Universidade Aberta à Terceira Idade que são vinculados a este programa, não recebem número USP.

PRINCÍPIOS

 

1º) ideal de abertura a mais ampla possível: ao idoso não se pede senão o seu desejo de aprender. A escolha das disciplinas é livre, como é livre nossa constelação de interesses quando nos libertamos da rotina da sobrevivência.

 

2º) ideal da convivência dos idosos com os alunos de graduação: o oposto da discriminação verificada na sociedade: moços de um lado, velhos de outro. Neste sentido, a UATI é renovadora, pois os idosos compartilham as mesmas classes com os alunos regulares. A experiência tem revelado que os jovens saem enriquecidos, afetiva e intelectualmente, desse convívio com pessoas maduras e motivadas tão só pela paixão do saber.

 

3º) a gratuidade: valor próprio de uma instituição que timbra em manter a sua função pública.

 

 

“A velhice não é um fato estático; é o resultado e o prolongamento de um processo. Em que consiste este processo? Em outras palavras, o que é envelhecer? Esta ideia está ligada à ideia de mudança. Mas a vida do embrião, do recém-nascido, da criança, é uma mudança contínua. Caberia concluir daí,como fizeram alguns,que nossa existência é uma morte lenta? É evidente que não. Semelhante paradoxo desconhece a verdade essencial da vida: ela é um sistema instável no qual se perde e se reconquista o equilíbrio a cada instante; a inércia é que é o sinônimo de morte. A lei da vida é mudar”.

(Simone de Beauvoir. A Velhice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990. p. 17).

 

 

DISCIPLINAS OFERECIDAS PARA A TERCEIRA IDADE

 

1)Veja aqui as Disciplinas oferecidas pela FDRP no 1º semestre de 2019.

 

Orientações para matrícula:

 

1)A escolha das disciplinas é livre, desde que não haja conflito no horário de oferecimento das disciplinas de seu interesse;

2)Verifique com antecedência em quais disciplinas possui interesse em se matricular.

 

  • Período: 11/02 a 15/02/2019, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.
  • Matrícula Presencial, com o preenchimento da Ficha de Matrícula, e entrega junto à Seção de Apoio Acadêmico (Sala D – 310, 2º andar), da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto.
  • Documentos necessários: cópia do documento de identidade pessoal, acompanhado da via original para conferência.
  • O preenchimento das vagas dos Cursos ocorrerá de acordo com a ordem de matrícula.

 

 

2)Demais cursos e atividades oferecidos por outras Unidades da USP, no 1º semestre de 2019, clique aqui.

 

 

LIVRO PARA A TERCEIRA IDADE

 

A Comissão de Cultura e Extensão da FDRP, juntamente com a Comissão de Pós-Graduação da FDRP, tornam público o presente Edital de chamada de artigos a fim de, em sendo selecionados conforme as regras deste Edital, compor o livro: Introdução ao Direito para a Terceira Idade.

 

O presente Edital, buscando reconhecer o trabalho técnico-metodológico, tem por objeto conhecer e publicar, no formato de E-book, as produções científicas e didáticas de discentes e docentes.

 

Edital CCEx nº 01/2017 – EDITAL DE CHAMADA DE ARTIGOS PARA PUBLICAÇÃO EM LIVRO ELETRÔNICO.

RETIFICAÇÃO: Edital CCEx nº 01/2018 – EDITAL DE RETIFICAÇÃO

 

Comissão Científica:

Alessandro Hirata
Benedito Cerezzo Pereira Filho
Cintia Rosa Pereira de Lima
Cláudia Berbert Campos
Cristina Godoy Bernardo de Oliveira
Daniel Gustavo Falcão Pimentel dos Reis
Fabiana Cristina Severi
Iara Pereira Ribeiro
Jair Aparecido Cardoso
Nuno Manoel Morgadinho dos Santos Coelho
Rubens Beçak
Sebastião Sergio da Silveira

 —

 

Contato FDRP

(16) 3315-9128

ccexfdrp@usp.br

Contato PRCEU

Equipe do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade

Núcleo dos Direitos / PRCEU / USP

(11) 3091-9183

3idade@usp.br
facebook/universidadeabertaa3idade

 

Contato

Felipe Augusto B M Costa

Telefone: (16) 3315-9128

 

Especialização:

especializacao_fdrp@usp.br

 

Outras informações:

ccexfdrp@usp.br