Chamada de Trabalhos – Conferência Internacional Sul-americana: Territorialidades e Humanidades

Data de Publicação: 23/09/2016

UFMG recebe até domingo propostas para evento preparatório para a Conferência Mundial sobre Humanidades

 

Até o dia 25 de setembro, poderão ser submetidos trabalhos para apresentação em forma de pôsteres (de estudantes de graduação e pós-graduação) e comunicações coordenadas por professores e pesquisadores doutores (três ou quatro apresentações seguidas por discussão) para a Conferência Internacional Sul-americana: Territorialidades e Humanidades, preparatória da Conferência Mundial de Humanidades, que será realizada em 2017, em Liège, Bélgica. As propostas deverão ser inscritas on-line em https://www.ufmg.br/humanidades/ 
 
O evento acontecerá na UFMG, de 4 a 7 de outubro de 2016, e os trabalhos deverão estar relacionados a um dos dez eixos temáticos do evento: fronteiras e migrações; identidades e línguas; gênero e diversidade cultural; relações com a terra e o campo; controle social e habitabilidade; ecologia e meio ambiente; direito e educação; espaço urbano e violência; materialidades e representações; desenvolvimento social e inovações. O evento global visa refundar as Ciências Humanas, aprofundando a dimensão transdisciplinar da pesquisa para atender às necessidades da Humanidade no século 21.
 
São presenças confirmadas na conferência Lupicinio Iñiguez da Universidad Autonoma de Barcelona e Movimento Open Acces; Hebe de Bonafini, integrante da Madres de La Plaza de Mayo – Universidad Popular; João Pedro Stedile, líder do MST, Joceli Andrioli do Movimento dos Atingidos por Barragens; Leonardo Péricles, do Movimento de Lutas nos Bairros, Vilas e Favelas; Luciano Mendes Faria Filho, Priscila Brandão e Cláudio Beato, professores da UFMG; Maná Kaxinawá – Povo Kaxinawá; Maria Rita Casagrande – Blogueiras Negras; OchyCuriel da Universidad Nacional de Colombia, Rosalind Hackett da Universidade do Tennessee; Sérgio Adorno, da FFLCH-USP; Verônica Santana do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste – Marcha das Margaridas, entre outros.
 
O evento terá conferências plenárias e mesas-redondas, com participação de especialistas brasileiros e estrangeiros. Inscrições para participação sem apresentação de trabalho poderão ser feitas pelo e-mail humanidades@dri.ufmg.br, com nome completo, CPF e filiação institucional. Outras informações estão no site http://www.ufmg.br/humanidades 
 
A conferência de Belo Horizonte integra as comemorações pelos 90 anos da UFMG e se insere no âmbito do Ano Internacional do Entendimento Global, que põe em discussão as dimensões internacional, nacional e regional da globalização. A Conferência Mundial das Humanidades terá como tema ‘Desafios e responsabilidades para um planeta em transição’, e é uma iniciativa da Unesco e do Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas.
 
Na visão da vice-reitora Sandra Goulart Almeida, é preciso refletir sobre o relevante papel das ciências humanas e sociais, “em um mundo em franca transição, marcado por fluxos migratórios, reorganização de territórios, dilemas identitários e impasses ambientais, por meio de uma perspectiva cada vez mais transdisciplinar. É essa a abordagem que o evento, que ocorre em várias regiões do mundo, terá no encontro a ser realizado na UFMG”.
 
Sandra Almeida acrescenta que é oportunidade única poder sediar esse encontro preparatório e que os pesquisadores da UFMG, em áreas como ciências sociais, ciência política, comunicação e artes, têm muito a contribuir para o debate, “que visa reposicionar o pensamento crítico e as ações transversais no campo das humanidades, em constante diálogo com outras áreas do conhecimento”.