Aucani nº 60/2015 – Edital 2016 Programa Cátedras Franco-Brasileiras

Data de Publicação: 06/10/2015

Até o dia 13 de novembro de 2015, estarão abertas as inscrições ao Programa de Cátedras Franco-Brasileiras do Estado de São Paulo, promovido pelo Consulado Geral da França em conjunto com a USP, UNESP e UNICAMP, para acolhimento de professores ou pesquisadores de instituições francesas de ensino e pesquisa nas universidades paulistas. O programa estimula ainda o fortalecimento da reciprocidade, com o acolhimento do professor anfitrião na instituição francesa de origem.

Objetivo: acolhimento de professores ou pesquisadores de instituições francesas de ensino e pesquisa, de todas as áreas do conhecimento, sendo priorizados na USP a vinda dos professores seniors (professeurs des universités, directeurs de recherche).

Prazo para candidatura: 13 de novembro de 2015

Período de acolhimento na USP: 45 dias a 2 meses, em um único período, entre março e dezembro de 2016, fora do período de férias universitárias.

Benefícios: bolsa mensal paga pela USP; passagens aéreas e seguro pagos pelo Consulado Geral da França.

Reciprocidade: As candidaturas que contemplem o oferecimento de bolsa para acolhida do professor anfitrião da USP na instituição francesa receberão prioridade na seleção.

Documentos para candidatura:

– Projeto (em português, inglês ou francês) elaborado em conjunto com o professor anfitrião da USP (máx. 10 páginas)

– CV do candidato (máx. 10 páginas)

– Cópia do passaporte

– Resumo do CV Lattes do professor anfitrião (máx. 10 páginas)

– Carta da instituição francesa oferecendo uma bolsa para acolhida do professor anfitrião da USP, se for o caso

– Carta de anuência do Conselho do Departamento do professor anfitrião.

Enviar toda documentação em arquivo pdf para aucani@usp.br e coline.salzmann@diplomatie.gouv.fr.

O candidato deve ler atentamente o edital, em português ou francês, publicado no site da Aucani http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/editais/chamada-programa-catedras-franco-brasileiras2016/